HiperNotícias - Você bem informado

Segunda-feira, 16 de Abril de 2018, 09h:41

Vendas no comércio varejista aumentam 2,9% em MT

DÉBORA SIQUEIRA - ESPECIAL PARA O HIPERNOTÍCIAS

O volume de vendas no comércio varejista avançou em 2,9% em Mato Grosso em fevereiro deste ano, em relação ao mesmo mês do ano passado e está entre os 14 estados com desempenho positivo e acima da média nacional que foi de alta de 1,3%. Contudo, se comparar o volume de vendas de fevereiro com janeiro de 2018, houve retração de 1,2%, levando em conta que no mês houve o feriadão de carnaval e menos dias úteis.

 

Divulgação

comercio varejista

 

A Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada pelo IBGE, avalia os segmentos de combustíveis e lubrificantes; hipermercados e supermercados; produtos alimentícios, bebida e fumo; tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos; equipamentos e materiais de escritórios, informática e comunicação; livros, jornais, revistas e papelarias; outros artigos de uso pessoal e doméstico; veículos, motocicletas, partes e peças; atacado e varejo de material de construção.

 

No país, a recuperação do comércio varejista sofreu uma desaceleração em fevereiro, mas manteve a trajetória positiva nas vendas. “Temos uma recuperação do mercado de trabalho apoiada em ocupações informais, com menores rendimentos e benefícios limitados. Isso acaba influenciando o comércio também”, ressalta a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

 

Além do mercado de trabalho ainda hesitante, três setores influenciaram na desaceleração do setor em fevereiro: “combustíveis e lubrificantes”, “livros, jornais, revistas e papelaria” e “tecidos, vestuário e calçados”.

 

“Dentre eles, o combustível teve o principal impacto negativo pois o aumento de preços vem inibindo o consumo”, finaliza Isabella.