HiperNotícias - Você bem informado

Terça-feira, 17 de Abril de 2018, 15h:52

Educação e o Terceiro Setor

ELIZANGÊLA FARIAS DE OLIVEIRA

Arquivo Pessoal

Elisangela Farias de Oliveira

 

O terceiro setor da educação vem sobressaindo em meio a instabilidade econômica do país. Inovação, nova cultura, tecnologia, novas metodologias, mobilidade econômica, reformas curriculares são indicadores que estimulam cada vez mais investimentos na estrutura e oferta da Educação (Básica, Superior e Corporativa) das Instituições de Ensino e das Organizações na contratação e terceirização de serviços educacionais.

 

O setor que mais cresce em nível mundial e principalmente no Brasil, vem tomando forma num mercado promissor, estamos falando de produção de serviços gerados pelo conhecimento ou gestão do conhecimento. Não pensamos somente em tecnologias relacionadas a processos de aprendizagem, como as plataformas, mas em uma Educação com estrutura no Modelo Lean Enxuta que parte da terceirização da construção de proposta pedagógica de ensino alinhada ao contexto atual (social, político, econômico, tecnológico, de mercado, negócio e cliente) a investimentos em métodos de aprendizagem que envolve toda uma estrutura de conhecimento humano com uma forma mais complexa indo além da reprodução e dando subsídio a construção de ferramentas tecnológicas de aprendizagem.

 

Atualmente o terceiro setor é composto por profissionais, equipes, empresas especializadas em diversos segmentos da educação (Básica, Superior e Corporativa) que respaldam em inúmeros serviços que antecedem a etapa dos processos tecnológicos de aprendizagem, mas que são utilizados e atrelados para o seu desenvolvimento (plataformas, apps, games, simuladores, ...). A estrutura da educação é muito mais complexa do que se imagina, transformar informação em conhecimento nos tempos atuais é um desafio que envolve a neurociência, meta cognição, legislação, modelo de negócio e tecnologia, nesse sentido o terceiro setor se fortalece na oferta de serviços e inovação.

 

O Modelo de Educação Lean Enxuta por sua vez, além de ser um cliente fidedigno do terceiro setor estimula as Instituições de Ensino e Organizações a adotarem novos modos de trabalho e o perfil de cada passa a ser de Gerenciador de Processos e Curador de Conhecimento das esferas educacionais (Learning Management System – LMS, School Management System) otimizando custos e ações que poderiam levar tempo a serem constituídas no meio escolar, acadêmico e corporativo em meio a dinâmica do mercado. 

 

Nesse contexto, o terceiro setor vem agregar valor ao negócio da educação não mudando a semântica de organização do sistema de ensino, mas o modo de pensar a estruturação, oferta e otimização da educação.

 

*ELISANGÊLA FARIAS DE OLIVEIRA é especialista metodológica corporativa e educação superior.