HiperNotícias - Você bem informado

Terça-feira, 13 de Março de 2018, 17h:10

TRE firma termo com Igreja Batista para cadastro de biometria

REDAÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso e a Igreja Batista Nacional assinaram nesta terça-feira (13/03) um Termo de Cooperação para a instalação de um posto de atendimento da biometria na Igreja, que fica localizada no bairro Cristo Rei em Várzea Grande. Ainda essa semana, a Justiça Eleitoral dará início à instalação dos equipamentos e testes, para que nas próximas semanas o cadastramento biométrico seja aberto ao público.

 

Divulgação

termo entre tre e igreja batista

 

O vice-presidente do TRE e corregedor regional eleitoral, desembargador Pedro Sakamoto, agradeceu a Igreja Batista por se dispor a ajudar a Justiça Eleitoral no cadastramento biométrico dos eleitores de Várzea Grande. "Estamos na reta final da revisão do eleitorado com coleta de dados biométricos. Toda ajuda é bem-vinda e necessária para que possamos, até o dia 30 de março, ter cadastrado biometricamente no mínimo 80% do eleitorado várzea-grandense".

 

O corregedor também ressaltou a importância da cooperação mútua entre o Tribunal e as instituições parceiras. "Em Várzea Grande fechamos parceria com a Câmara Municipal, o 2ª Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, o Shopping e a Univag. Essa comunhão de esforços agrega maior agilidade, segurança e robustez ao processo eleitoral, em especial a coleta de dados biométricos que servirá de base para a Identificação Civil Nacional (conhecido como documento único)".

 

O presidente da Igreja Batista Nacional de Várzea Grande, Pastor Osvaldo de Araújo Coutinho, também agradeceu a oportunidade de estar contribuindo com a biometria. "A Igreja também tem um papel social, e neste, compreende servir à população".

 

No Termo ficou acordado que a Igreja cederá o espaço físico, o compartilhamento do link, bem como os funcionários que irão laborar no cadastramento dos eleitores. Por outro lado, cabe à Justiça Eleitoral instalar os kits biométricos, fornecer o material de expediente, capacitar os atendentes sobre o manuseio do sistema e conceitos de cidadania, direito constitucional e direito eleitoral, bem como acerca da Identificação Civil Nacional (ICN). Também é responsabilidade da Justiça Eleitoral prestar, diariamente, todo o suporte técnico, jurídico e operacional relacionados ao atendimento ao eleitor.

 

No posto eleitoral da Igreja Batista Nacional serão instalados entre 5 a 10 guichês e o horário de atendimento ainda será definido.

 

Panorama: 

Até esta terça-feira (13/03), dos 185.681 eleitores cadastrados em Várzea Grande, 108.974 fizeram o cadastramento biométrico, o que corresponde ao percentual de 58,69%.

 

Documentos Necessários:

 

Ao comparecer à central ou posto de atendimento para a revisão, o cidadão deve apresentar um documento oficial de identidade (RG, CNH, Carteira de Trabalho, Carteira Profissional, dentre outros definidos em lei) e comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, boleto de IPTU, contrato de aluguel, dentre outros definidos pelo Juiz Eleitoral).

 

Os comprovantes devem estar em nome do requerente, de seu cônjuge ou companheiro (a) ou de parente seu em linha reta consanguínea, até o 2º grau (pais, filhos, avós, netos), ou por afinidade, limitando-se, neste último caso, aos ascendentes do cônjuge ou companheiro (sogro e sogra);

 

No caso de homens com mais de 18 anos que irão requerer a primeira via do título (alistamento) é necessário também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar.

 

Locais de atendimento em Várzea Grande 

Central de Atendimento ao Eleitor, situada na Avenida Castelo Branco, n. 47, Centro. O espaço está aberto ao cidadão das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

 

Central de Atendimento ao Eleitor, instalada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, n, 2367, bairro: Cristo Rei. Esta unidade funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

 

2ª Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, situado na Avenida Castelo Branco, n. 1600, bairro: Água Lima. O posto funciona das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.

 

Câmara Municipal de Várzea Grande, situada na Avenida Castelo Branco. O posto funciona das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, sem intervalo para o almoço.

 

Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) – situado na Avenida Dom  Orlando Chaves, n. 2655, bairro: Cristo Rei. O posto funciona das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira.