HiperNotícias - Você bem informado

Segunda-feira, 12 de Março de 2018, 12h:10

Governador aproveita evento para cobrar liberação do FEX para MT

MICHELY FIGUEIREDO

Aproveitando a presença do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em Cuiabá, para participar do evento Gazeta Agro, o governador Pedro Taques (PSDB), solicitou do integrante da equipe econômica de Michel Temer que o Auxílio Financeiro para Apoio das Exportações (FEX) seja liberado para Mato Grosso ainda no primeiro semestre deste ano. No universo de R$ 1,9 bilhão a ser pago, o estado receberá R$ 500 milhões a título de compensação em razão das perdas da Lei Kandir. 

 

Alan Cosme - HiperNotícias

Pedro Taques

Cobrança do governador aconteceu durante Gazeta Agro

“A União deixa para a décima hora o pagamento do FEX. Não há nada que proíba o pagamento do FEX no primeiro semestre. Precisamos desse dinheiro e a FPA [Frente Parlamentar da Agropecuária] apoia essa demanda de pagar o FEX ainda no primeiro semestre”, disse o chefe do Executivo. 

 

O ministro Henrique Meirelles se comprometeu a tentar fazer a liberação ainda no primeiro semestre. “Vamos raspar o caixa. Há um esforço muito grande. Não há dúvida. Podendo ser pago agora, vai ser pago. É uma questão de viabilizar isso, porque é questão de viabilidade”, disse o ministro. 

 

Todos os anos, o governo de Mato Grosso, juntamente com a bancada do Estado no Congresso Nacional, faz uma grande pressão para conseguir a liberação do recurso devido aos Estados produtores. No ano passado, o recurso do FEX chegou a Mato Grosso já em meados de dezembro, trazendo dificuldades de caixa para o Executivo.