HiperNotícias - Você bem informado

Quarta-feira, 06 de Dezembro de 2017, 15h:02

A nova causa da obesidade

Consumir Kefir diariamente ajuda a emagrecer pois proporciona saciedade e diminui a ingestão de alimentos

PAULO SALUSTIANO

 

Assessoria

Dr. Paulo Salustiano

 

A obesidade sempre foi associada à má alimentação e sedentarismo mas uma das causas está no intestino. Isso mesmo! O intestino humano é habitado por trilhões de bactérias benéficas que quebram moléculas dos alimentos que não poderiam ser digeridas de outra forma.

Dois grupos respondem por mais de 90% da flora intestinal: as firmicutes – o mais abundante filo bacteriano, com mais de 250 gêneros – e as bacteroidetes, que incluem a Bacteroides thetaiotaomicron , uma das espécies mais comuns da flora intestinal humana.

Um estudo da Universidade de Washington (EUA) constatou que, em camundongos obesos, a proporção relativa de firmicutes é até 50% maior em comparação com animais magros, que têm mais bacteroidetes em sua flora intestinal. Os cientistas mostraram também que as bactérias do intestino dos roedores obesos são mais eficazes na extração de energia dos alimentos. Ao “transplantar” a flora intestinal dos animais obesos para camundongos sem bactérias no intestino, estes tiveram rápido ganho de peso, sem qualquer alteração em sua dieta

Outra pesquisa acompanhou 12 indivíduos obesos submetidos a dietas de restrição calórica. Os pesquisadores constataram que eles tinham maior abundância de firmicutes em sua flora intestinal e essa proporção diminuiu à medida que os participantes perdiam peso.

Uma publicação da International Society for Microbial Ecology, mostrou ainda que um paciente perdeu 25 kg em nove semanas após se submeter a uma dieta de grãos integrais, tradicionais na alimentação chinesa, e prebióticos, reduz a presença da bactéria no organismo. Um dos autores do estudo, Zhao Liping, emagreceu quase 20 kg dois anos após adotar uma dieta com alimentos probióticos fermentados, que contribuem para o equilíbrio das bactérias no intestino.

E aqui vai uma dica valiosa no seu processo de emagrecimento. Consumir Kefir diariamente ajuda a emagrecer pois proporciona saciedade e diminui a ingestão de alimentos. Além disso, ele melhora a microbiota intestinal.

Kefir é rico em nutrientes, probióticos e é incrivelmente útil para melhorar a digestão e a saúde intestinal. Os grãos de Kefir usados para fermentar bebidas, também chamados de Cogumelos Tibetanos, Plantas de Iogurte, Cogumelos do Iogurte, Fungo do Iogurte, ou Lotus de Neve, tiveram origem no Cáucaso e são constituídos por diferentes microrganismos que ajudam a regular o intestino.Durante séculos, o Kefir tem sido utilizado na medicina popular européia e asiática devido suas propriedades nutritivas.

Mas sozinho não faz milagres. Ele colabora para o emagrecimento, mas para isso é preciso que você se alimente de verdade, pratique atividade física, meditação e mantenha hábitos saudáveis.

*PAULO SALUSTIANO é Médico (CRM-MT 4110)