HiperNotícias - Você bem informado

Sábado, 11 de Novembro de 2017, 16h:03

Emanuel promete construir 40 Postos de Saúde da Família em um ano e meio

FELIPE LEONEL

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), anunciou a conclusão e construção de 40 Postos de Saúde da Família (PSFs), no prazo de um ano e meio. Pelo menos 16 unidades devem ter as obras retomadas até o mês de dezembro deste ano e devem ser entregues próximo ao aniversário de 299 anos de Cuiabá, no dia 8 de abril de 2018.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

emanuel pinheiro

 

Cuiabá possui, atualmente, 70 PSFs. “Prometi fazer 50 em quatro anos. Em um ano e meio vamos entregar 40 programas da saúde da família e faltarão 10. O PSF foi criado em 1996, há 21 anos, nesse período Cuiabá fez 70. Nós vamos entregar 40 equipes da saúde da família”, afirmou o prefeito, durante entrevista coletiva, no Palácio Alencastro.

 

De acordo com o prefeito, a ação vai “blindar” a saúde da população com ações preventivas, através dos atendimentos das equipes dos PSFs. “Dessa forma, nós vamos atacar o mau e proteger a saúde da população, na base, onde é mais barata e orientativa. Assim desafoga o Pronto Socorro e fortalece a atenção primária e básica”, destacou.

 

Emanuel destacou que a saúde preventiva é a salvação da Saúde pública local e nacional. Segundo o prefeito, as pessoas ao sentirem mal como uma dor de cabeça um mal-estar procuram o Pronto Socorro, enquanto há outras opções como os postos de saúde e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).