HiperNotícias - Você bem informado

Terça-feira, 10 de Outubro de 2017, 17h:32

Servidores da Educação mobilizam protesto e ato pode gerar greve contra PEC de Teto dos Gastos

RENAN MARCEL

Servidores públicos da área da Educação prometem uma mobilização para esta quarta-feira (11) na Assembleia Legislativa. O protesto é contra a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que institui o Teto de Gastos em Mato Grosso. A expectativa é de que pelo menos 600 servidores, de 10 municípios da Baixada Cuiabana, venham de caravana para o Legislativo.  

 

Renan Marcel/HiperNotícias

SATURNINO EDUCAÇÃO

 

A movimentação pode resultar em uma greve geral liderada pelo Fórum Sindical, entidade que reúne mais de 20 categorias de sindicatos de servidores públicos. "As caravanas que estão vindo do interior vão permanecer até amanhã, quando vamos fazer uma passeata. A partir daí vamos construir uma paralisação geral, uma greve geral, se necessário, diante da situação que está colocada a patir de hoje. principalmente porque entendemos que o que está na PEC é, para nós, precarização das áreas essenciais, diferentemente do que o governo está anunciando, e nós não vamos aceitar", manifestou Orlando Francisco, representante do movimento.

 

O Fórum aponta uma "manobra" na tramitação do projeto. É que o deputado estadual Saturnino Masson (PSDB), que faz parte da base governista, pediu vista da mensagem nesta terça-feira (10), antes da deputada Janaína Riva (PMDB), de oposição. A agilidade inviabilizou qualquer ação da parlamentar na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), já que, pelo regimento, só é possível pedir vista apenas uma vez da PEC. 

 

O temor é de Saturnino devolva a matéria ainda hoje e o parecer entre em votação na sessão vespertina. Durante a reunião da CCJR, Janaína deixou clara a insatisfação com a suposta "manobra" da base governista.