HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 14 de Setembro de 2017, 06h:50

Casa de ministro Blairo Maggi também é alvo de operação da PF em Brasília

G1

A Polícia Federal (PF) cumpriu na manhã desta quinta-feira (14) mandado judicial no apartamento do ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ex-governador de Mato Grosso. A diligência dos agentes federais ocorreu em um condomínio na Asa Sul, zona nobre de Brasília.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

blairo maggi

 

Em depoimento de seu acordo de delação premiada, o ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa (PMDB) acusou Blairo Maggi de participar de um esquema de corrupção no estado.

 

Silval lval relatou ao Ministério Público Federal que o senador Cidinho Santos (PR-MT) prometeu ajuda de Blairo, do atual governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), e do senador Wellington Fagundes (PR-MT) para que ele não fizesse delação premiada. O acordo acabou sendo feito e foi homologado pela Justiça.

 

A colaboração premiada de Silval Barbosa foi homologada, em agosto, pelo ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Na delação, Silval Barbosa contou à Procuradoria Geral da República (PGR) como funcionava o esquema de corrupção no governo de Mato Grosso. O delator foi vice-governador no segundo mandato de Blairo – de 2007 a 2010.

 

Em 2010, Silval assumiu o governo mato-grossense, quando Blairo Maggi se descompatibilizou do Executivo estadual para concorrer ao Senado. No mesmo ano, o delator foi reeleito.

 

Silval Barbosa foi preso em 14 de setembro de 2015, acusado de recebimento de propina na distribuição de incentivos fiscais e ficou quase dois anos preso.