HiperNotícias - Você bem informado

Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017, 14h:08

Estudante faz 'vaquinha' e doa dinheiro para reforma de escola no Quênia

G1

Uma estudante de São José do Rio Preto (SP), de 20 anos, fez uma campanha para ajudar dezenas de crianças de uma escola de Nairobi, capital do Quênia. O dinheiro arrecadado pela rio-pretense Letícia Moreira Gigliotti em uma "vaquinha" foi utilizado para reforma de salas de aula.

 

Letícia Gigliotti/Arquivo Pessoal

estudante

 

De acordo com a jovem, a escola é localizada entre uma das maiores favelas da cidade, tendo sua estrutura montada de forma improvisada, segundo a jovem. A vulnerabilidade do local sensibilizou Letícia e uma colega que conheceu no mesmo intercâmbio social, feito no começo deste ano. Ao voltar para o Brasil, elas criaram uma arrecadação virtual, em que qualquer quantia a partir de R$ 10 poderia ser doada para a escola.

 

Ainda segundo Letícia, foram arrecadados mais de R$ 5 mil. A quantia foi encaminhada à direção da escola para que a reforma fosse iniciada. “O chão estava cheio de buracos e pedras soltas, os poucos móveis estavam danificados e eram um risco aos alunos. Os uniformes dos alunos estavam quase todos rasgados, muitas goteiras nas salas de aula, além da falta de material necessário para todos”, conta.

 

O diretor da unidade de ensino investiu o dinheiro em piso e materiais escolares. No entanto, ainda segundo Letícia, recentemente um incêndio atingiu as imediações da escola e a reforma foi interrompida.

 

O que mais chamou a atenção da jovem no país foram as diferenças culturais em relação ao Brasil e, principalmente, as condições precárias que a maior parte da população vive. “As diferenças sociais lá são bem marcantes, sendo que algumas poucas pessoas possuem muito dinheiro enquanto o resto da população vive em condições muito piores.”, explica.

 

A vaquinha online terminou mas a arrecadação continua para o prosseguimento da reforma e manutenção do local, finaliza Letícia Gigliotti.