Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2017, 16h25
ESTAÇÃO ALENCASTRO
Ponto de ônibus da Alencastro será climatizado e movido à energia solar

G1

O ponto de ônibus localizado em frente à Praça Alencastro, na região central de Cuiabá, está desativado desde a semana passada para a construção da primeira estação climatizada da cidade. A obra, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), deve custar R$ 634 mil. A previsão é que o projeto seja concluído até o final deste ano.

 

Reprodução/TVCA

ESTACAO ALENCASTRO

 

Em Cuiabá, tem 2.400 pontos de ônibus, mas apenas 800 possuem abrigo, de acordo com a Semob. Com isso, os usuários do transporte público ficam expostos ao sol e à chuva enquanto esperam pelo ônibus.

 

De acordo com o diretor da Semob, Nicolau Budib, a previsão é de que outros pontos climatizados sejam instalados na capital. “É uma estação climatizada, autosustentável, porque usará energia solar. É a primeira de outras que poderão ser instaladas na região central”, explicou.

 

Segundo Nicolau, os problemas estruturais do transporte público da capital serão resolvidos com uma nova licitação. Na atual concessão consta que as empresas de ônibus são obrigadas a construir ou reformar 25 pontos por ano.

 

“Os contratos que regem a atual concessão já não atendem as necessidades de uma cidade que cresceu muito”, avaliou.

 

Ônibus climatizados

Atualmente, apenas 21% que operam no transporte coletivo de Cuiabá, que tem atingido 40º C com frequência, possuem ar-condicionado, segundo a Semob. De 364 veículos, apenas 80 têm ar-condicionado. A frota atende cerca de 240 mil passageiros diariamente.

 

De acordo com a prefeitura, a previsão é de que 80% dos veículos sejam equipados com ar-condicionado até o final da gestão do atual prefeito Emanuel Pinheiro, em 2020.


Fonte: HiperNotícias
Visite o website: http://hipernoticias.com.br