HiperNotícias - Você bem informado

Quarta-feira, 13 de Setembro de 2017, 08h:21

"Deputados que estão sem cabeça para trabalhar, devem se afastar", avalia Gustavo Oliveira

FELIPE LEONEL

O secretário de Fazenda, Gustavo Oliveira, teceu críticas aos deputados estaduais, que não estão comparecendo nas sessões da Assembleia Legislativa (AL). A Assembleia tem até o mês de novembro para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do Teto de Gastos, para aderir a um programa do governo federal, que vai oportunizar uma economia de  R$ 1,3 bilhão ao Estado de Mato Grosso.
 
 

Alan Cosme/HiperNoticias

gustavo oliveira

 

Segundo Oliveira, a Assembleia tem que fazer cumprir o papel institucional do Poder Legislativo. "Ontem nós conversamos com o presidente da AL, Eduardo Botelho (PSB), e essa foi uma das perguntas: Se os parlamentares estão dispostos e engajados a trabalhar nessa agenda. Se alguém está sem cabeça para trabalhar por algum motivo, tem que se afastar, se licenciar", sugeriu Oliveira. 

 

 

Botelho teria garantido ao secretário que os parlamentares estão "comprometidos" em retomar os trabalhos e que nesta semana deverá ter sessões ordinárias. Para aprovar a PEC, são necessárias dez sessões ordinárias, sendo que para tramitar a peça e 15 votos em dois turnos para aprovar. Porém, nas duas últimas semanas os deputados não têm comparecido às sessões.

 

 

O texto não precisa ser sancionado pelo governador Pedro Taques (PSDB), sendo que após a aprovação pela Assembleia, ela é imediatamente promulgada. Segundo Oliveira, essa é a oportunidade da Casa de Leis para se redimir e superar esse "momento difícil", em que 15, dos 24 parlamentares foram citados na delação premiada do ex-governador Silval Barbosa (PMDB). 

 

 

"Diante de uma crise institucional como é essa, a melhor atitude é se apresentar para o trabalho e mostrar resultados. Talvez a redenção venha para o crescimento econômico e desenvolvimento do Estado, por um novo momento de Mato Grosso. As instituições têm que funcionar e funcionar muito bem", finalizou Gustavo Oliveira.