HiperNotícias - Você bem informado

Domingo, 06 de Agosto de 2017, 09h:32

Cães são treinados para auxílio do Corpo de Bombeiros em salvamento e resgate

REDAÇÃO

Há 10 meses, Milika, Kendra e Bolt estão passando por um intenso treinamento, na 1ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros, em Barra do Garças (515 km a Nordeste de Cuiabá), para atuarem nas ocorrências de busca, salvamento e resgate atendidas pelos militares da cidade.

 

Divulgação Gcom MT

CAO BOMBEIROS TREINAMENTO

 Cães serão utilizados pelo Corpo de Bombeiros

Os três cães de faro, sendo duas cadelas, da raça pastor belga malinois e um cão, da raça labrador chegaram na unidade, em novembro de 2016. Desde então, os animais passam por estão sendo treinados para atuarem nas ocorrências busca, salvamento e resgate em matas, rios, cachoeiras e montanhas da região.

 

Pelo menos duas a três vezes por semana, os cães são submetidos aos treinamentos para aguçar o faro e adaptar os animais ao trabalho nos mais variados cenários.

 

Segundo o comandante da 1ª Companhia Independe do Corpo de Bombeiros Militar, 1º tenente BM, Bruno Iop Rebouças, a ideia de utilizar os animais para este tipo de serviço surgiu depois de os militares participarem de um estágio sobre busca, salvamento e resgate com cães, no ano passado.

 

“A partir deste estágio, os bombeiros da nossa companhia adquiriram, de forma voluntária, os animais e iniciaram os treinamentos”, disse Rebouças.

 

Três militares são responsáveis por adestrar e futuramente conduzir os animais nas ocorrências. Um deles, é o 2º Tenente BM André Ricardo Freire Perreira Batista, responsável pela pastor belga malinois, Milika.

 

De acordo com o militar, um cão está sendo treinado para realizar a busca por meio da técnica de rastreio e dois por meio do venteio, que é quando o animal fareja o odor da vítima pelo no ar. “Os treinamentos iniciaram aqui no batalhão, mas agora realizamos em áreas de difícil acesso para estimular os animais”, disse.

 

O comandante disse que a fase de treinamento dos cães tem duração de um ano e meio e depois de aptos os animais podem atuar por aproximadamente oito anos.