HiperNotícias - Você bem informado

Segunda-feira, 07 de Agosto de 2017, 07h:45

Vereador Abílio critica criação de hospital de idosos: "Asilo com equipamento médico"

JESSICA BACHEGA

O vereador Abilio Brunini (PSC) critica o projeto do colega de bancada, Toninho de Souza (PSD), que sugere a criação de um hospital para idosos. Abílio acredita que investir na prevenção contra doenças e no tratamentos às pessoas da terceira idade seria um maneira mais eficiente de se investir os recursos e trariam melhores resultados.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

Abilio junior

 Vereador Abílio Brunini

Para o vereador, com o tempo o hospital de idoso acabará se tornando o caos que hoje é o Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (PSMC): superlotado e sem condições de estrutura e de pessoal para atender tantos enfermos.

 

Sem contar que a qualidade de vida, exames preventivos e o acolhimento familiar são responsáveis por uma vida longa e saudável. “Tirar as pessoas de suas casas e colocar num abrigo ou num hospital não é a saída”, ressalta Brunini.

 

“Acredito que nós não temos que criar um hospital para cuidar só de idosos. Nós temos que criar programas de saúde de idosos nos bairros. Não podemos criar um asilo com equipamento médico para as pessoas ficarem internadas nos corredores. Sabemos que isso não funciona”, explica. 

 

“Cuidar de idosos não é dar um lugar para ele tomar remédio. Cuidar dos idosos é perecer condições para que ele tenha melhor qualidade de vida.  Não podemos focar no tratamento, mas na prevenção”, alerta.

 

Para o vereador, voltar a atenção apenas para o tratamento não representará avanços, senão houver medidas que previnam as enfermidades. “Daqui há pouco teremos um hospital do idoso com corredores lotados de idosos doentes e abandonados pela família”, pondera. 

 

Projeto de Toninho

 

Na semana passada, o vereador Toninho de Souza realizou audiência pública na qual explicou sobre o projeto. Durante audiência, Toninho confirmou que já está assegurado o repasse de R$ 500 mil da prefeitura para o hospital que deve ser instalado no prédio onde funcionava o Hospital Bom Jesus, no bairro Santa Izabel, que é conveniado com o município. A prefeitura já sinalizou apoio ao projeto e é aguardado posicionamento do Estado para a retomada de repasse de R$ 900 mil para  manutenção da unidade hospitalar.

 

Leia também

Vereador faz audiência pública e sugere criação do Hospital do Idoso em Cuiabá