HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017, 08h:35

Frio volta com menos intensidade e deve registrar 10º na sexta

CAMILLA ZENI

O mês de agosto já é conhecido por ser o mês da estiagem. Com ele chegam problemas respiratórios, em razão da mudança de temperatura, e a sensação térmica bem mais intensa do que estamos acostumados no restante do ano, mesmo estando no inverno. No entanto, até a próxima semana, o tempo deve permanecer instável, com temperaturas amenas pela manhã e muito sol no período da tarde.

 

Mayke Toscano/Hipernotícias

frio

 

Nesta quarta-feira (2), por exemplo, a umidade relativa do ar esteve em 18% e a sensação era de 35º, o que nos fez perguntar: quando é que o calor vai dar uma trégua para os cuiabanos? Já na manhã desta quinta-feira (3), quem pulou da cama se deparou com o frio que trouxe a temperatura de 17º.

 

Conforme o  Centro de Previsões do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), pode ser que o clamor cuiabano seja ouvido no final de semana. Para sexta-feira (18), por exemplo, é prevista mínima de 16º. Sem probabilidade de chuva e com sol na maior parte do dia, a temperatura máxima, porém, é desanimadora: pode chegar a 31º.

 

Segundo o Inpe, o friozinho que chega na cidade vem de uma frente fria que entra pelo litoral do sul do país e se desloca pelo continente. A previsão é também de que a mudança de temperatura seja maior no período da noite.

 

Ainda conforme as previsões meteorológicas, o final de semana pode registrar mínima de 18º nos termómetros nos dois dias, sábado e domingo. As mínimas tão baixas se arrastam pela próxima semana, que também deve manter o padrão para máxima acima dos 30º.

 

Chapada dos Guimarães

O município vizinho é bastante procurado nos finais de semana, e neste, especialmente, é realizada a segunda semana do Festival de Inverno, que recebe artistas como Roberta Miranda e Mato Grosso e Mathias, na sexta-feira (4), Caetano Veloso no sábado (5), e a banda Louvor Aliança no domingo (6).

 

Para quem for subir a serra, a recomendação é que leve um casaco. Por lá, a previsão para temperatura tem mínima de 10º nesta sexta, e 13º e 14º no sábado e domingo. A temperatura fica mais amena nos períodos matutino e noturno.

 

As temperaturas máximas, porém, permanecem como o agosto mato-grossense e ressaltam que o calor não dará trégua: na sexta-feira, 31º, sábado com 32º e domingo atingindo 33º.

 

Ou seja, é bom os leitores continuarem se prevenindo com muito protetor solar, em razão da intensidade dos raios ultra-violetas no período da tarde. A recomendação é para que também bebam bastante água nesse período.