HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 18 de Maio de 2017, 14h:57

Ações integradas e repressivas reduzem índices criminais em Nobres, garante Secretaria de Segurança

REDAÇÃO

No primeiro quadrimestre de 2017, o município de Nobres (a 151 km de Cuiabá), apresentou reduções nos principais índices de criminalidade, homicídio e roubo, em comparação com o mesmo período do ano passado. A queda foi de 33% em homicídio e 29% em roubos.

 

PJC-MT

criminalidade

 

Os dois homicídios registrados em quatro meses têm autoria e materialidade identificadas.

 

O delegado do município, Fabiano Pitoscia, disse que o resultado conquistado positivo é reflexo da integração da Polícia Judiciária Civil com a Polícia Militar no enfrentamento à criminalidade. “Nossa atuação é constante para promover a continuada redução dos índices criminais”, destacou.

 

Já o comandante do Companhia Independente de Nobres, capitão PM Arides Rodrigues Lemes Júnior, enfatizou que as ações desencadeadas no município são orientadas mediante dados das ocorrências policiais, visando prender e punir as pessoas que infringem a lei.

 

“Realizamos blitzes semanais. O trabalho é integrado para o alcance de melhor eficiência. Nossa busca é atuar para garantir mais segurança para a sociedade”.

 

Na terça-feira (16.05), o secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Jarbas, esteve no município visitando as unidades da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil e o 54º Ciretran. 

 

Na oportunidade, ele elogiou a atuação dos servidores na repressão à criminalidade e destacou que mais avanços irão acontecer em todo o sistema.

 

“O governo do Estado iniciou um projeto de reestruturação em todo o sistema de segurança pública. Saímos de 688 viaturas locadas em janeiro de 2015 e hoje 1022. Ainda vamos locar mais 200 camionetes, acrescida da frota própria do estado. Nosso trabalho é contínuo para garantir eficiência na segurança Pública do Estado”, enfatizou.

 

Com uma sede recém-inaugurada, o chefe do 54ª Ciretran, Ranulfo Lopes de Andrade, disse que mudança de sede proporcionou melhorias para os servidores e também para a sociedade.

 

“É muito importante a visita do secretário. Tínhamos uma unidade precária, mas com trabalho e empenho conquistamos um prédio novo. Assim, os servidores trabalham mais motivados e a comunidade é melhor atendida”.

 

Audiência Pública

Ainda na terça-feira (16.05), no auditório da Câmara de Vereadores de Nobres, o secretário participou de uma audiência pública para tratar sobre a segurança no município e região, que abrangem também as cidades de Rosário Oeste, Jangada e o distrito de Bom Jardim, em Nobres.

 

Participaram do encontro, o prefeito do município, Leocir Hanel, vereadores, o promotor de Justiça, Lizandro Ledesma, os deputados estaduais Mauro Savi, Meraldo de Sá, Nininho e Zé Domingos Fraga, a delegada regional de Várzea Grande, Daniela Silveira Maidel e o comandante do 7º Batalhão, major PM Temistocles Araújo Júnior e representantes da sociedade civil organizada.

 

Dentre os assuntos abordados pela população estão o aumento de efetivo e mais viaturas. O secretário pontuou que a Sesp e o governo do Estado trabalham para ampliar ainda mais os números já conquistados.

 

“Temos condições de apresentar novos modais e melhorias ao sistema de segurança pública em Nobres. Uma das sugestões é o videomonitoramento, que traz uma eficiência maior tanto na atividade preventiva como repressiva. A interação da sociedade com o executivo, legislativo e as forças de segurança garantem bons resultados. A Secretaria já vem tomando medidas para aumentar a frota e equacionar o efetivo”.