HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 22 de Dezembro de 2016, 16h:59

Como se alimentar antes e depois de treinar

REDAÇÃO

 

assessoria

treino

 

Para quem deseja perder peso ou ganhar massa muscular, a alimentação adequada deve caminhar em conjunto com a prática de atividades físicas. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas na hora de saber quais são os nutrientes necessários antes e depois de cada treino. Por isso, confira aqui algumas dicas que separamos para você!

 

O que comer antes do treino?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que não é indicado fazer qualquer tipo de atividade física em jejum. Então, para quem tem o costume de se exercitar no período da manhã, o ideal é que, pelo menos 30 minutos antes, consuma alimentos leves e que sejam fontes de carboidratos, como torrada e tapioca.

 

Antes do treino, evite alimentos ricos em fibras, como cereais de aveia e granola, por exemplo, pois, embora sejam essenciais para o nosso organismo, impactam na absorção dos carboidratos, que serão fonte de energia para a realização das atividades físicas. Evite, ainda, alimentos como manteiga e refeições gordurosas. Por fim, beber bastante água antes e durante o treino é fundamental para se manter bem hidratado.

 

Alimentação pós-treino

Depois da prática de exercícios físicos, o corpo necessita repor energia e se recuperar das microlesões causadas, principalmente, durante a musculação. Portanto, neste momento é imprescindível consumir alimentos que sejam fontes de carboidrato e proteína.

 

Os carboidratos irão repor a sua reserva de glicogênio, que deve ter sido esgotada durante o treino. Por isso, é importante consumir alimentos como beterraba e banana, além de cereais, como granola e aveia. No entanto, para quem está perdendo peso, o correto é aproveitar a aceleração do metabolismo e ingerir algum alimento somente uma hora após o treino.

 

A proteína é um nutriente de extrema importância para a definição dos músculos e recuperação das lesões no corpo. Desta maneira, é importante o consumo de alimentos ricos em proteínas, como frango e derivados do leite, por exemplo.

 

Uma das formas de garantir o melhor resultado durante as atividades físicas é consumir proteína assim que acabar o período de treino. Por isso, muita gente escolhe outros tipos de suplementos nutricionais, como o Whey Protein, por exemplo, que é um complemento alimentar para ajudar a equilibrar a dieta.