HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 28 de Julho de 2016, 08h:30

Cobrador de Arcanjo e réu na morte de Sávio Brandão sairá da prisão em agosto

JESSICA BACHEGA

O juiz Geraldo Fidélis, da Segunda Vara Criminal da capital, designou para o dia 18 de agosto a audiência de admonitória do acusado João Leite, preso em 2005, acusado de intermediar a morte do jornalista e empresário do ramo de comunicação fundador do Jornal Folha do Estado, Sávio Brandão, no ano de 2002.

 

Diário de Cuiabá

João Leite, cobrador arcanjo

 

A audiência estabelece a progressão de pena e, dessa forma, o réu deve passar do regime fechado para o uso de tornozeleiras e cumprir medidas cautelares. O réu foi condenado a 15 anos e dois meses de reclusão em julgamento realizado no ano de 2005 e desde então cumpre pena na Penitenciaria Central do Estado (PCE).

 

Segundo o Ministério Público, Leite era cobrador do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro e atuou como intermediário na contratação dos ex-policiais Hércules Agostinho e Célio Alves, recebendo R$85 mil pela negociação. O acusado está preso desde janeiro de 2004, quando foi detido na cidade de Amambai (MS), após dois anos foragido. Hércules e Arcanjo já também foram  condenados pelo assassinado do empresário.

 

O réu chegou a ser beneficiado com a progressão de pena, mas acabou preso novamente após causar um acidente na Rodovia MT-040, que liga Cuiabá a Santo Antônio de Leverger.

 

Conforme a  denúncia do Ministério Público Estadual (MPE),uma investigação sobre o crime organizado da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) de 2001 reforçou a preocupação de autoridades nacionais da área de segurança. O teor virou matéria no jornal O Globo em 2002, reproduzida pela Folha do Estado. 

 

O jornal também produziu séries de reportagens sobre o crime organizado e o jogo do bicho, notadamente entre 1999 e 2002. A postura do jornal foi atribuída como o ponto motivador para que o bicheiro mandasse matar o empresário.