HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 08 de Novembro de 2018, 10h:46

Júlio Muller é notificado por falta de enfermeiros em tempo integral

REDAÇÃO

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) notificou a direção do Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM) por irregularidades e aguarda para breve uma resposta à notificação,  que se refere à falta de enfermeiro em tempo integral na unidade e a outras anormalidades constatadas em uma fiscalização feita pelo conselho no último dia 30 de outubro.

 

Mayke Toscano/HiperNotícias

hospital universitário júlio muller

 

Foi constatado que o hospital não mantém enfermeiro em tempo integral nos ambulatórios 1/Sala de Infusão, 2/Estomaterapia e 3/Centro cirúrgico e Central e Material Esterelizado (CME), burlando a exigência.

 

A notificação foi entregue à profissional responsável técnica  e lista irregularidades que já havia sido constatadas em outra fiscalização feita pelo conselho em outubro. O documento determina providências urgentes. Caso necessário, o conselho deverá tomar as medidas judiciais cabíveis, sendo uma delas uma ação civil pública contra a administração do hospital, que é hoje feita pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação.

 

A luta, inicialmente, é para que haja enfermeiros em tempo integral, dada a sua importância na assistência, explica a chefe de fiscalização, Flaviana Pinheiro. “A irregularidade é a ausência do profissional para coordenar, supervisionar a atividade de enfermagem durante todo o período de funcionamento daquele setor, não importa se são 24 ou 12 horas. Inicialmente, vamos atuar para exigir o cumprimento da lei 7.498/86, que regulamenta o exercício profissional e, posteriormente, que seja feio o dimensionamento adequado do pessoal de enfermagem”.

 

A fiscalização apontou ainda ausência ou insuficiência no cumprimento de protocolos essenciais do atendimento, como o registro de enfermagem,  e das cinco etapas do processo de enfermagem: investigação (anamnese e exame físico), diagnósticos de enfermagem, planejamento dos resultados esperados, implementação da assistência de enfermagem (prescrição de enfermagem) e avaliação da assistência de enfermagem.

 

Também foi observada desatualização do dimensionamento do pessoal, isto é, do planejamento da distribuição paciente/profissional, que deve atender à resolução 543/2017, do Cofen.

 

O presidente do Coren-MT, Antônio César Ribeiro, acredita em um acordo com a direção do HUJM, diante da pertinência profissional e social da questão. “Somente com a presença do enfermeiro em tempo integral poderemos estar seguros de que os pacientes do HUJM, que vêm de diversos lugares do país, terão garantia ao serviço de enfermagem de qualidade.  O HUJM é responsável pelo campo de ensino e práticas dos profissionais e deve primar por um modelo de educação".