HiperNotícias - Você bem informado

Quarta-feira, 19 de Setembro de 2018, 15h:52

Mato Grosso tem grande potencial botânico e climático para a apicultura

REDAÇÃO

Nos últimos anos, têm-se intensificado o interesse pela criação de abelhas em Mato Grosso. Com isso aumenta a demanda por capacitação e qualificação de mão de obra para atuar no setor, criando assim bases para que a atividade passe de um estágio artesanal para a escala industrial, gerando amplas possibilidades econômicas.

 

Divulgação

apicultura

 

Mato Grosso já tem dezenas de municípios, onde a cadeia produtiva da apicultura está em pleno desenvolvimento.  E quando o assunto é capacitação de mão de obra, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) oferece treinamentos de Apicultura, Manejo avançado na apicultura e Produção de abelhas rainhas do gênero “Apis mellífera”. Além destes que são direcionados, especificamente, para a cadeia produtiva da apicultura, a instituição oferece ainda dezenas de outros cursos para capacitar e qualificar o homem do campo.

 

Mato Grosso é um do estado com grande potencial para o desenvolvimento da cadeia produtiva da Apicultura, considerada uma atividade nobre. Isso porque tem atraído a atenção dos produtores para diversificar a atividade na propriedade rural.  O Brasil possui a maior florada apícola do mundo e o estado destaca-se por ter três ecossistemas bem distintos: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica. Além disso, tem um clima favorável que propicia a produção de mel durante todo o ano. Diante deste panorama, vale ressaltar que é possível produzir em Mato Grosso mel orgânico, tornando assim um importante produto de exportação. Os produtores acreditam na expansão desse mercado ainda pequeno se comparado com outros estados.

 

O manejo correto das colmeias é essencial para obter um bom resultado. A atenção com as rainhas é determinante para uma boa produção, uma vez que elas são responsáveis por manter a população da colônia, que pode chegar a 100 mil indivíduos. Outra maneira de melhorar a produtividade aplicada pelo apicultor é a preparação do enxame antes da florada. Posicionar as colmeias em locais com flores de várias espécies, alimentar as abelhas com extrato de soja com mel e trocar a cera constantemente são técnicas utilizadas pelo apicultor e que influenciam diretamente na produção e produtividade.

 

O mel é apenas um dos produtos que pode render lucros para o apicultor. A atividade apícola pode ainda aumentar com a polinização, aprimorando a fruticultura e também ampliando a produção de sementes tanto na qualidade, quanto na quantidade. É um empreendimento de elevado nível, pois a atividade é controlada dentro do conceito do equilíbrio sustentável de forma a minimizar a interferência e a degradação da natureza pelo homem que em busca de uma alternativa para o aumento da renda e da sua fixação na terra e o estímulo para o trabalho, explora de forma incorreta os recursos naturais.

 

CURIOSIDADES

– As abelhas existem em nosso planeta há milhões de anos, antes mesmo do homem. Elas surgiram junto com as primeiras plantas e insetos, que já tinham a função de fecundar as flores para perpetuação do mundo vegetal em troca do néctar obtido como alimento, habitando fendas de pedras e ocas.

 

– Apicultura é a atividade de criar abelhas em estado de domesticidade com fim de produzir maior quantidade de mel e produtos farmacológicos com qualidade.

 

– Desde 750 a.C. os egípcios criavam abelhas em colmeias e tinham regulamentos próprios. Eles foram considerados os primeiros apicultores mundo.

 

– Em Mato Grosso, a apicultura foi introduzida pelo engenheiro Agrônomo Palmiro da Costa Latorraca, em 1958, no antigo posto do Ministério da Agricultura, em Santo Antônio do Leverger, que é atualmente a fazenda experimental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

– A pastagem apícola é um fator importante para a produção de mel. Um vegetal é considerado pasto apícola, se suas flores produzem néctar ou pólen em condições de serem aproveitados pelas abelhas.

 

– Para se avaliar, de maneira prática o potencial apícola de uma área, deve-se observar pontos como tipo de cobertura vegetal da área, se há abundância de floradas, presença de abelhas “Apis mellífera” nas flores, duração da florada,  néctar e pólen que estão sendo coletados