HiperNotícias - Você bem informado

Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018, 09h:40

Fazenda é multada em R$ 1 milhão por descumprimento de embargo

REDAÇÃO

Uma propriedade rural de Barão de Melgaço, no Pantanal mato-grossense, foi multada pela secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) em R$1 milhão por descumprimento de embargo e impedimento da regeneração natural em área previamente embargada. Além da responsabilidade administrativa, com pagamento de multa, o proprietário também será responsabilizado penal e criminalmente e o Ministério Público será comunicado.  

 

Alan Cosme/HiperNoticias

SEMA

 

A infração foi constatada por meio de monitoramento de imagens de satélite, realizado regularmente em áreas embargadas, e posteriormente confirmada ‘in loco’ pela 'Operação Permanente Pantanal', realizada pela Coordenadoria de Fiscalização de Flora da Sema. A ação aconteceu na terça-feira (07.08), com apoio do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).  

 

A área havia sido embargada pelo desmate de vegetação nativa em área de especial proteção, no bioma Pantanal. Tanto o dono como o gerente da propriedade responderão por desobedecer ordem legal de funcionário público.

 

Na fazenda foi encontrado um trator esteira organizando montes de material lenhoso para posterior queima, visando implantar pastagem. O operador do trator, executor do dano ambiental, foi conduzido à Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) para esclarecimentos.

 

Os mandantes, proprietário e gerente, não se encontravam no local no momento do flagrante. Foram apreendidos um trator esteira e um trator de pneu com grade de arado.

 

Denúncias

 

A Sema orienta que denúncias devem ser feitas pela ouvidoria no telefone 0800653838 e garante sigilo sobre o denunciante.