HiperNotícias - Você bem informado

Sexta-feira, 27 de Julho de 2018, 09h:12

Grupo Flor Ribeirinha ministra oficinas de dança e artesanato em cerâmica na França

REDAÇÃO

O grupo Flor Ribeirinha de São Gonçalo beira rio, participa do 30º Festival internacional de Folclore de Martigues, localizada a 800 quilômetros de Paris, um dos mais importantes festivais de arte e cultura da França. Durante o evento, algumas atividades estão programadas para os grupos de cada país. Além das apresentações em palco, o Flor Ribeirinha está ministrando oficinas de artesanato em cerâmica, de siriri e samba. As oficinas acontecem em diferentes espaços da cidade e contam com a participação de muitas pessoas interessadas em conhecer a cultura popular brasileira.

 

Divulgação

flor ribeirinha franca

 

A presidente do grupo Flor Ribeirinha, Domingas Leonor da Silva, está ensinando a arte do barro. Ela mostra nas  oficinas de artesanato em cerâmica, as técnicas oriundas da  comunidade de São Gonçalo para os adultos e as  crianças. “Entre os vários momentos maravilhosos que estamos vivendo neste festival,  ensinar a fazer a nossa cerâmica, é muito especial para mim. Estou muito feliz em ter esta  oportunidade e ver o encantamento dos pequeninos com a nossa arte, aqui tão distante de nossa terra natal. É a magia do barro na palma da mão” disse ela emocionada.

 

Outras oficinas são ministradas pelo coreógrafo e diretor artístico do grupo, Avinner Augusto. Ele ensina as crianças e os adultos a dançar o siriri. Ao som da viola de cocho, do mocho e do ganzá, muitos estão vivenciando a cultura popular  mato-grossense. “É o nosso siriri cuiabano, mais uma vez, rompendo fronteiras, além do mar. Estamos felizes e encantados com a receptividade dos franceses. O Flor Ribeirinha, que está prestes a comemorar seus 25 anos de história, está deixando a marca da nossa cultura. Agradeço à Deus por cada momento” disse ele.

 

Ainda como parte da programação do Festival de Folclore  de Martigues, outra oficina despertou muito interesse. A professora Priscila de Paula, está ensinando a ginga do samba brasileiro. 

 

O grupo Flor Ribeirinha participará do encerramento do Festival internacional de Folclore de Martigues, com o espetáculo Mato Grosso Dançando o Brasil, neste sábado (28). Participam do festival as delegações do Brasil, Chile, México, Georgia, Kamikia, Tartazan e Rússia.