HiperNotícias - Você bem informado

Quinta-feira, 12 de Julho de 2018, 10h:37

Assembleia aprova lei que obriga identificação e controle populacional de cães e gatos

REDAÇÃO

O projeto de lei da deputada estadual Janaina Riva (MDB) que trata da proteção, a identificação e o controle populacional de cães e gatos em Mato Grosso, foi aprovado em segunda votação durante sessão ordinária desta quarta-feira (11.07) e agora segue para ser sancionado pelo governador Pedro Taques e entrar em vigência.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

janaina riva

 Deputada Janaina Riva

Dentre os principais pontos, a lei veda o extermínio de cães e gatos para fins de controle populacional, bem como prevê que Estado e municípios devam implementar ações que promovam em conjunto  a proteção, a prevenção e a punição de maus-tratos e de abandono de cães e gatos;  a identificação e o controle populacional de cães e gatos; a conscientização da sociedade sobre a importância da proteção, da identificação e do controle populacional de cães e gatos.

 

“Eu quero aproveitar esse momento que é grande alegria pra mim, uma vez que esse projeto de lei estava tramitando desde 2016, para fazer o alerta de que infelizmente as nossas LDO e  LOA somos o único estado do País que não possui políticas públicas voltadas ao controle animal e à proteção animal. Por isso das emendas que coloquei na LDO 2019, duas são voltadas à causa animal. Uma delas é para constar políticas públicas de combate ao abandono e maus tratos dos animais. E a segunda emenda possibilita o incentivo fiscal às clinicas veterinárias que realizarem castrações gratuitas para a população de baixa renda que possui animais e atenderem situações de urgência e emergência”, explica.