Segunda-Feira 16 de Janeiro de 2017
pesquisas

Quinta-Feira, 17 de Novembro de 2016, 15h:41

Tamanho do texto A - A+

Como escolher o ar-condicionado com a capacidade correta?

Por: REDAÇÃO

O verão está chegando e muita gente tem dúvida na hora de escolher o aparelho de ar-condicionado adequado. Com as inúmeras opções de modelos e potências presentes no mercado, pode ser complicado saber qual é o equipamento ideal para o seu ambiente. Pensando nisso, vamos lhe mostrar o método para descobrir a capacidade correta do ar-condicionado.

 

Primeiramente, já sabe onde pretende realizar a instalação? Definir isso é importante antes de comprar o ar-condicionado, pois as condições do ambiente determinam sua potência, uma vez que o tamanho do cômodo define a capacidade de refrigeração necessária do equipamento.

 

A importância do BTU na hora de adquirir um ar-condicionado BTU (British Thermal Unit) – Unidade Térmica Britânica, em português – é a sigla da unidade de medida utilizada para medir a potência do aparelho de ar-condicionado, ou seja, sua capacidade de refrigeração.

 

Cálculo da BTU

          

Para descobrir a potência ideal em BTUs no momento de comprar o ar-condicionado, é necessário verificar o tamanho em metros quadrados (m²) do cômodo, bem como a incidência de luz solar e, também, a quantidade de pessoas que frequentam o ambiente.

          

No cálculo, considera-se que para cada 1 m² do cômodo, são necessários 600 BTUs. Acrescente mais 600 BTUs para cada pessoa que frequenta o ambiente e para cada eletrônico contido nele.

 

O exemplo de cálculo abaixo é de um quarto de 20m² para duas pessoas e com um aparelho de televisão:

20m² x 600 BTUs = 12.000BTUs + 1.800BTUs = 13.800 BTUs

 

Entretanto, caso haja incidência solar no período da manhã ou da tarde no ambiente, é necessário realizar o mesmo cálculo considerando 800 BTUs por m².

 

Adaptando o resultado de 13.800 BTUs aos modelos disponíveis no mercado atual, o ideal para esse cômodo, portanto, é um aparelho de ar-condicionado com a capacidade de pelo menos 12.000 BTUs. Com isso, será possível ter uma refrigeração adequada e aconchegante.

 

Por fim, uma ótima alternativa é entrar no site da STR Ar-Condicionado, que disponibiliza uma plataforma de cálculo virtual que calcula a estimativa da capacidade necessária do ar-condicionado para o seu ambiente de forma fácil e rápida. Confira!

 

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei - 1
Nó de Cachorro

Nó de Cachorro

Conselheiro oficialmente afastado

Bancada de MT que se cuide

Deputados articularam indicação

POSSE AUTORIZADA

Mais Notas

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Comentadas