Terça-Feira 28 de Março de 2017
pesquisas

Terça-Feira, 10 de Janeiro de 2017, 14h:28

Tamanho do texto A - A+

Doação de sangue mobiliza torcedores de quatro times

Os clubes do Mixto e Cuiabá Arsenal se reuniram com as associações de torcedores do Corinthians e Flamengo para ação social

Por: REDAÇÃO

Uma campanha solidária de doação de sangue uniu times e torcidas com o objetivo de alavancar o maior número de voluntários para abastecer o banco de sangue público, o Hemocentro de Cuiabá, que é responsável por fornecer sangue para toda a rede de hospitais. A Associação Atlética Cuiabá Arsenal (AACA), Associação de Corinthianos de Tchapa e Cruz (ACTC), Flanáticos MT e Mixto Esporte Clube almejam a meta de 1400 novos doadores em janeiro e fevereiro.

 

“Qualquer pessoa pode vir a precisar de uma transfusão de sangue. Ninguém está livre de sofrer um acidente, de ter de passar por uma cirurgia ou de passar por algum procedimento médico em que a transfusão seja necessária. Doar sangue é uma maneira fácil de salvar uma vida e de deixar uma família feliz. Não é preciso ter motivo especial para fazer isso. Doe e sinta-se bem consigo”, comentou o presidente do Cuiabá Arsenal, Paulo Cesar Machado.

 

Junior Martins

Cuiabá arsenal doação de sangue

 

Para doar sangue é preciso cumprir com alguns pré-requisitos, como portar documento oficial e original de identidade com foto e dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional ou Carteira de Habilitação), ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, ter boas condições de saúde e não ter ingerido refeições pesadas (gordurosas) nas três horas que antecedem a doação. Os menores de idade podem doar acompanhados dos pais.

 

“Os corinthianos de tchapa e cruz são aproximadamente 5 mil torcedores. A campanha de doação pretende atingir cerca de 10% deles, o que já daria 500 novos doadores. E para isso temos feito ações com brindes, descontos em lojas, camisetas e sorteios de DVDs. Se atingirmos os nossos membros e os outros parceiros atingirem os torcedores deles, então conseguiremos alcançar a meta de 1400 novos doadores”, diz o diretor da ACTC, Victor Hugo Bernardes.

 

Logo após a doação, o sangue passa por um processo de centrifugação. Nele se faz a separação dos hemocomponentes utilizados em transfusões, conforme a necessidade dos pacientes. São eles: concentrado de hemácias, de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado. São rotulados de forma a permitir rastreabilidade, são realizados exames para tipificação do sangue e identificação de doenças e, após liberação, distribuídos para a rede de hospitais e clínicas.

 

“O Flanáticos é formado por cerca de 150 torcedores do Flamengo. Sabemos que nesta época do ano os estoques do banco de sangue costumam estar em baixa e isso torna a doação ainda mais necessária. Esperamos que a campanha de incentivo a doação de sangue consiga alavancar doações de 100% dos membros do nosso grupo. Torcemos pela participação de todos eles e que ainda convidem os amigos”, disse o diretor geral da Flanáticos MT, Antônio Felipe da Rosa.

 

O Hemocentro de Cuiabá fica localizado na Rua 13 de Junho, nº 1055, no bairro Centro Sul, em Cuiabá (ao lado da Igreja Internacional da Graça). O horário de atendimento é de segunda a quinta-feira, das 07 às 17h30. Em cada coleta é retirado o volume aproximado de até 450 ml de sangue. E, portanto, recomenda-se, nas primeiras horas pós-doação, descanso, evitar atividade física e ingestão de bebida alcoólica.

 

“Muitos deixam de doar nesta época por conta do recesso de fim de ano e férias. O número de doadores reduz num momento em que há aumento de acidentes. A captação de sangue diminui logo quando mais se precisa. Por isso o estoque fica em estado crítico. Com poucas bolsas de sangue. E ainda temos pela frente o período de carnaval. Em virtude disso, convocamos as torcidas para doar sangue. Vamos salvar vidas”, diz o presidente do Mixto, Walter Fernandes.

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei








Leia mais sobre este assunto

Nó de Cachorro

Nó de Cachorro

Escolas militares

Quanto pior, melhor

Secretário na escola

Lua de mel

Mais Notas

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Comentadas