Domingo 19 de Fevereiro de 2017
pesquisas

Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2016, 11h:28

Tamanho do texto A - A+

Jornalista e artesã ensina fazer bonecas de pano

Por: DA REDAÇÃO

A oportunidade de empreender foi ofertada a dezenas de pessoas durante o 3º Feirão do Emprega Rede, realizada na unidade do Serviço Nacional de Emprego (Sine) de Várzea Grande. A "Oficina de Bonecas de Pano Decorativas" gratuita foi concluída por 31 pessoas que além do conhecimento, levaram pra casa a peça confeccionada durante a aula.

 

As informações são da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas). O curso foi ministrado pela jornalista e artesã, Aline Coelho. 

 

Divulgação

Curso boneca

 

Elaine De Petra ,moradora do bairro Jardim dos Estados em Várzea Grande, não trabalha no momento, antes revendia as bonecas de pano que a irmã residente no interior de São Paulo enviava. Por isso, ao ver uma reportagem na televisão convidando para o evento, ocorrido na sexta-feira (25.11), decidiu ir até ao Sine. 

 

"Eu estava desanimada, pois estou num momento muito difícil, minha mãe trata um câncer. Então senti que esse curso veio na hora certa, pois consegui ocupar a minha cabeça e pretendo continuar fazendo bonecas e vendê-las", conta Elaine. 

 

A ajudante de serviços gerais Bruna Drzermiski, está desempregada. Ela foi a primeira a chegar na aula de boneca de pano, acompanhada da avó e da filha de oito meses. A jovem nuca havia costurado, mas foi embora com duas bonecas, uma para a bebê de oito meses e outra para a filha de quatro anos. A segunda boneca foi confeccionada pela avô de Bruna, Zuleide. 

 

Dona Zuleide, afirma que agora pretende investir na fabricação de bonecas, "questiono muito, gosto de aprender e compartilhar os meus conhecimentos", conta a bisavô, que junto a Bruna pretende utilizar os ensinamentos também para decorar os quartos e aniversários das crianças da família.

 

Para o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Samir Prado, o objetivo de promover a inclusão produtiva, especialmente do público vulnerável do Programa Emprega Rede foi alcançado durante a ação. 

 

Serviços

A oficina de bonecas de pano foi realizada por meio de parceria entre o Programa Emprega Rede e voluntárias de um ateliê de produtos artesanais, de Várzea Grande. 

Além das aulas de confecção manual de bonecas, quem passou pelo Sine na sexta-feira desfrutou de atendimento gratuito de corte de cabelo, design de sobrancelha e sobrancelha de hena, ofericidos pela empresa Galvan Cabeleireiros. 

 

A organização não governamental (ONG) Amigos do Bem realizou inscrições para exames de oftalmologia gratuita. Também foram ofertados os serviços de saúde de aferição de pressão e glicemia, e de cidadania com emissão gratuita de documentos como CPF (1ª e 2ª via), entre outros.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei
Nó de Cachorro

Nó de Cachorro

Faiad recebe visita no CCC

Dois fuzís em dez dias

Batata quente

Explosão e apagão

Mais Notas

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Comentadas