Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2018, 09h:41

Tamanho do texto A - A+

Prazo de abertura de empresas será reduzido em mais 5 municípios

Por: REDAÇÃO

Depois de Cuiabá, mais 5 municípios de Mato Grosso irão reduzir o prazo para abertura e encerramento de empresas. Nesta segunda-feira (17), iniciam o processo de integração à Redesim os municípios de Cáceres, Campo Verde, Primavera do Leste, Sorriso e Nova Mutum. Desde 2016 os municípios de Lucas do Rio Verde e Rondonópolis, além da Capital mato-grossense, estão inseridos no sistema que encurta o tempo de constituição de uma empresa em até 48 horas. Antes da implantação da Redesim, os empreendedores aguardavam até 120 dias para poder abrir as portas de um novo estabelecimento.

 

Divulgação

sebrae

 

Por simplificar o nascimento de novos negócios, a Redesim tem o apoio do Sebrae/MT. Somente na digitalização do acervo da Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) foram investidos R$ 2 milhões, recurso aportado integralmente pelo Sebrae. A implantação da Redesim em Mato Grosso começou em 2015, quando entidades envolvidas na simplificação de abertura de novos negócios foram levadas a conhecer sistemas de referência em estados com boas práticas, como São Paulo e Rio de Janeiro.

 

De acordo com a presidente da Jucemat, Gercimira Rezende, a integração das informações via Redesim só foi possível por meio da parceria com o Sebrae/MT. Juntas Digitais de todo o país mantém convênio semelhante com o Sebrae Nacional.

 

Diversas vantagens são asseguradas aos empreendedores com o sistema Redesim. A principal delas é o encurtamento do prazo de abertura de empresa em até 48 horas. A desoneração é outro benefício, já que a simplificação dispensa cópias de todos os documentos e protocolos nos órgãos relacionados ao funcionamento de uma nova empresa, que também estão integrados a Redesim. O volume de documentos exigidos varia conforme a classificação da empresa, que pode ser de baixo ou alto risco.

 

Conforme sintetiza o gerente de Competitividade do Sebrae/MT, Sandro Rossi, a Redesim simplifica, integra e acelera o processo de abertura, alteração e licenciamento de empresas. “Com a Redesim as empresas tem mais acessibilidade digital e redução de burocracia. Isso impacta na competitividade das empresas, especialmente nos pequenos negócios, porque os empreendedores precisam de respostas rápidas”, conclui.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei - 1