Segunda-Feira, 05 de Novembro de 2018, 08h:21

Tamanho do texto A - A+

Mato Grosso discute empreendedorismo jovem na Semana Global

Por: REDAÇÃO

Começa nesta segunda-feira (5) a 11ª edição da Semana Global de Empreendedorismo (SGE), considerada a maior ação mundial relacionada ao assunto, com programação voltada para os mais diversos públicos. Este ano, o tema escolhido é “Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora”, que retrata o perfil atual do mercado e busca estimular o empreendedorismo no público jovem. Em Mato Grosso, a programação foi estendida para todo o mês de novembro e  contempla vários formatos de eventos voltados para empresários e pessoas que desejam empreender, em todas as regiões do Estado.

 

Divulgação

empreendedorismo jovens

 

O evento é um dos mais esperados do setor, em Mato Grosso, por conta do grande número de empresas estabelecidas no estado. Ao todo, são 86 mil Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e 129 mil Micro Empreendedores Individuais (MEI). Para o analista da Gerência de Empreendedorismo do Sebrae/MT, Roberto Dahmer, esta edição é especial para os empreendedores locais, porque mostra a valiosa força jovem que desponta para o mercado de trabalho, onde muitos sonham em ser empresários, alimentando a cultura empreendedora.

 

“É uma ação que visa expandir e conscientizar os empreendedores. A Semana Global de Empreendedorismo é uma oportunidade de levar capacitação e inspirar as pessoas para essa temática, por isso é tão importante. Focamos na inovação porque  estamos vivendo a era da  revolução digital.   Queremos ampliar essa veia empreendedora no País,  principalmente em nosso Estado’, destaca enfatizando ainda que o evento visa despertar cada vez mais gestores públicos para que invistam na criação de  condições para que os pequenos negócios prosperem. “Nossa bandeira é a do empreendedorismo”.

 

Nas últimas três edições, participaram mais de 2,5 milhões de pessoas nas 10 mil atividades realizadas pela SGE. Deste modo, esse movimento de empreendedorismo torna-se o maior do mundo, acumulando sete premiações internacionais.

 

O tema escolhido para este ano é especial porque marca uma novidade no perfil empreendedor no país. Segundo a pesquisa GEM 2017, realizada pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) em parceria com o Sebrae, a participação de pessoas entre 18 e 34 anos cresceu de 50% para 57%. O crescimento envolve também o número de jovens que buscaram informações para abrir um negócio, que chegou a 15,7 milhões. Outro destaque da pesquisa é a participação das mulheres, que se tornaram maioria no grupo dos Empreendedores Individuais (TEA), totalizando 51,5%.

 

Programação

 

Em todo o país, foram disponibilizadas 157 mil vagas para as mais diversas atividades. Serão temas abordados durante a Semana: empreendedorismo feminino, educação empreendedora, vendas e marketing, inovação, finanças, empreendedorismo social, inspiração, startups, políticas públicas e regulamentação, liderança e gestão de pessoas, plano de negócios e estratégia de crescimento, entre outros assuntos.

 

O calendário oficial da SGE será no período de 5 a 9 de novembro, mas durante todo o mês serão realizadas ações voltadas ao empreendedorismo. O Sebrae Conecta com Você é uma ação que integra a agenda do movimento e acontece nos dias 7 e 8 de novembro, das 14h às 20h, no Espaço Flor do Cerrado, em Várzea Grande.

 

Toda a programação está disponível no site www.empreendedorismo.org.br. Nele, é possível acompanhar os eventos de acordo com a cidade, os horários, os locais, bem como informações adicionais.

 

A Semana

 

A SGE tem o objetivo de fomentar oportunidades de capacitação aos atuais e futuros empreendedores, de modo a estimular a colaboração entre atores do ecossistema empreendedor em prol da melhoria dos negócios no país.

 

A Semana foi criada na Inglaterra, no ano de 2007, com a finalidade de fortalecer e disseminar a cultura empreendedora, conectando, capacitando e inspirando as pessoas a empreender. Como parte das mobilizações, são realizadas palestras com diferentes públicos e temas. A intenção é gerar desenvolvimento econômico social e transformar realidades por meio do empreendedorismo.

 

O Sebrae/MT é signatário do Pacto Global, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Saiba mais em sustentabilidade.sebrae.com.br

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei