Quarta-Feira, 01 de Agosto de 2018, 17h:14

Tamanho do texto A - A+

Concessionária Águas Cuiabá celebra 1 ano de operação

Por: REDAÇÃO

A Águas Cuiabá, concessionária responsável pelos serviços de saneamento da capital, completa nesta quarta-feira (1/8) um ano na vida dos cuiabanos. Durante os primeiros 12 meses de operação, a companhia injetou investimentos na ordem de R$ 59,4 milhões e, ainda, movimentou a economia local por meio da geração de 700 empregos diretos e indiretos, totalizando cerca de 1400 postos de trabalho. Entre os feitos, a entrega da primeira etapa do Sistema de Tratamento e Distribuição de Água Ribeirão do Lipa, o início das obras de ampliação da rede de esgotamento em Cuiabá e a realização de obras de melhorias. 

 

Divulgação

aguas cuiaba

 

A primeira etapa do Sistema Ribeirão do Lipa contribuiu com o aumento no volume de 200 litros por segundo de água captada, tratada e distribuída à população, beneficiando 50 mil pessoas em 23 bairros. A ação, cujo investimento somou R$ 18,2 milhões integrou à rede de distribuição uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA). O conjunto de entregas envolveu também a instalação de 13,9 km de novas adutoras e de 4,3 km de redes de abastecimento. Além disso, a construção dos reservatórios Altos do Ribeirão e Bom Clima já ampliaram a capacidade total de armazenamento para 7,9 milhões de litros. 

 

A segunda etapa do sistema Ribeirão do Lipa está em curso, com investimento previsto para essa fase de R$ 6,2 milhões. Neste primeiro ano de operação a companhia já realizou 20% das atividades previstas para essa etapa. Entre as ações em andamento estão as obras que preveem a construção do reservatório do Inpe, com capacidade de 4 milhões de litros, a instalação de 6 km de novas adutoras e mais 3,2 km de rede de distribuição, além da setorização já em curso e necessária às duas etapas. 

 

Para o esgotamento sanitário, a companhia dedicou-se ao maior e mais ousado plano de obras da história de Cuiabá. Começando pelos bairros Carumbé e Bosque da Saúde, o pacote prevê um investimento de R$ 131,8 milhões. Até o momento, o plano já contemplou a instalação de 5 km de redes coletoras de esgoto e já somou a aplicação R$ 19 milhões. 

 

“Ao assumirmos a companhia, Cuiabá contava com 32% de cobertura de rede de esgotamento sanitário. Nosso compromisso é, até o fim de 2019, alcançar 61% de cobertura. Neste primeiro ano, passamos pelas etapas de projetos e licenças, fundamentais ao planejamento dos investimentos, o que nos possibilitou avançar nas obras. Nosso objetivo é fortalecer o sistema de saneamento básico, contribuindo, assim, com o desenvolvimento do munícipio”, pontua Luiz Fabbriani, diretor-geral da Águas Cuiabá. 

 

A celebração de um ano da concessionária também contou com obras de melhorias nas redes de distribuição de água e esgotamento. Fator que resultou no investimento de R$ 17,4 milhões. Entre os feitos no esgotamento sanitário, a concessionária trocou a rede na Morada do Ouro e, ainda, entregou cinco novas estações de tratamento de esgoto. Com as melhorias, as ETEs Ilza Picole, Tijucal, Florais, Dom Aquino e Vila Real agregaram 283 litros por segundo na capacidade de tratamento em todo o município. 

 

No serviço de distribuição de água, a concessionária investiu na troca de adutoras na avenida Arquimedes Pereira Lima (Estrada do Moinho) e na substituição de redes de distribuição de água no Centro Histórico. Além disso, realizou obras no valor de R$ 2,3 milhões, construindo um novo Reservatório Manduri e recuperando o Reservatório Altos da Serra. Com a capacidade de reservar 7,6 milhões litros, os novos empreendimentos beneficiam o abastecimento de 40 bairros, contemplando 92,4 mil pessoas. As intervenções preveem o aumento na eficiência do serviço ofertado à comunidade, uma vez que algumas redes e reservatórios na capital possuem um material com a vida útil ultrapassada e geram continuamente rompimentos. 

 

"Ultrapassar R$ 59 milhões em investimento nas obras que integram o sistema de tratamento e distribuição representa um ganho de qualidade na prestação de serviços à comunidade. Neste primeiro ano, essas entregas colaboraram com o fim da intermitência nas localidades atendidas, aumentando o volume de água distribuído e tratado em toda a cidade", ressalta Fabbriani, ao acrescentar que o caminho, ao longo desse ano, foi focado no exercício de uma prestação de serviço de qualidade e em favor da comunidade. 

 

Padronização 

 

Nos últimos 12 meses a Águas Cuiabá investiu no plano de padronização das unidades consumidoras. A ação tem como objetivo regularizar ligações já existentes, bem como levar a rede de abastecimento às localidades que ainda não contam com o serviço. O trabalho contemplou o uso de cerca de 33,1 mil novos equipamentos. 

 

Durante a padronização em novos bairros, a região passa por um cadastro dos moradores, instalação de rede de abastecimento e dos hidrômetros, medida que garante o acesso à água potável e colabora, inclusive, com o combate às fraudes e furtos de água.

 

Investimento em equipamentos 

 

A celebração de um ano da concessionária também foi marcada por investimentos em equipamentos e tecnologia. Para isso, foi necessária a aplicação de R$ 4,8 milhões na aquisição de novos veículos, aparelhos de medição, reatores e bombas, com destaque ao novo caminhão hidrojato, moderno e adequado às necessidades do município. As diferentes aquisições resultaram em melhorias na qualidade do serviço ofertado à população. 

 

Foram adquiridos, ainda, aparelhos de georradar, que atuam na identificação de tubulações e possíveis danos nas redes de abastecimento. A concessionária visa, dessa maneira, reduzir os índices de perda de água na capital mato-grossense, por meio da identificação de vazamentos não visíveis e combate ao furto de água. 

 

Fluoretação 

 

Um dos mais relevantes projetos da companhia durante o seu primeiro ano foi a implantação do programa de fluoretação de 100% da água distribuída por suas 11 estações de tratamento, priorizando a saúde bucal e a qualidade de vida. 

 

Todo o processo foi feito em conformidade com as normativas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e em obediência à legislação federal. 

 

Qualificação de mão de obra 

 

A Águas Cuiabá investe e prioriza a qualificação de seus colaboradores e prestadores de serviços. Ao longo desse período de operação, a concessionária investiu em 15 diferentes treinamentos, com mais de 32 turmas. Entre os mais impactantes, os cursos de Pilotagem Defensiva, Espaço Confinado e Trabalho em Altura. Todos os cursos tiveram, por pilar, a importância do trabalho em grupo. 

 

“Acreditamos nos nossos colaboradores, em virtude disso, investimos e incentivamos a realização dos cursos de qualificação. Estar preparado para o dia a dia significa desempenhar com qualidade sua função”, observa Luiz Fabbriani. 

 

Já no primeiro ano de operações, a companhia também conquistou a certificação Great Place to Work®, que reconhece o bom ambiente de trabalho da empresa, na opinião de seus colaboradores. Para receber o reconhecimento, a companhia foi avaliada nos aspectos credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. 

 

Atendimento

 

Para atender aos cuiabanos, a concessionária dispõe de alguns canais e locais prontos para receber à comunidade. Além do site e do telefone de atendimento, 0800 646 6115, a companhia possui três lojas de atendimento em pontos estratégicos da capital. 

 

Recentemente, a Águas Cuiabá investiu em uma nova loja de atendimento no Centro Histórico. A nova unidade, localizada à Rua Galdino Pimentel, n° 190, foi inaugurada nos últimos meses. As outras duas encontram-se no CPA e na Avenida Fernando Correa. 

 

Nas unidades físicas é possível realizar os serviços de emissão de 2° via e certidão negativa, histórico de consumo, consulta de faturas em aberto, renegociação de dívidas e outras solicitações são alguns dos serviços dispostos na nova unidade. 

 

Sobre a Águas Cuiabá - A Águas Cuiabá assumiu o serviço de água e esgoto da Capital em 2017, com a responsabilidade de atender uma população de 580 mil pessoas. Desde então, trabalhou e investiu para o aumento do tratamento da água entregue ao cliente. Em conjunto com os Poderes elaborou projetos para atender cada vez mais cidadãos com os nossos serviços. Em razão das características de nossas atividades, também mantemos profunda inserção na vida das comunidades, onde desenvolvemos ações e programas que ajudam a elevar a conscientização socioambiental, alcançando milhares de pessoas. 

 

Sobre a Iguá

A Iguá é uma nova companhia de saneamento que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações, que, somadas, beneficiam cerca de 6,6 milhões de pessoas. O alcance da prestação de serviços coloca a companhia entre os principais operadores privados do setor de saneamento no país. O nome Iguá é uma referência direta ao universo de atuação da companhia: em tupi-guarani, “ig” que dizer água.

 

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei