Segunda-Feira, 03 de Setembro de 2018, 10h:11

Tamanho do texto A - A+

Águas Cuiabá investe em tecnologia para desobstrução de redes de esgoto

Por: REDAÇÃO

Com o objetivo de intensificar os atendimentos de desobstrução das redes de esgoto na capital mato-grossense, a concessionária responsável pelos serviços de saneamento básico do município, a Águas Cuiabá, investiu R$ 725 mil em tecnologia e capacitação de colaboradores. A aquisição de um novo caminhão hidrojato, que atua com alta eficiência nos reparos e manutenções das redes, vai garantir maior agilidade e eficiência no serviço, melhorando a qualidade do atendimento aos clientes. 

 

Divulgação

hidrojato aguas cuiaba

 

O caminhão hidrojato Sibravac conta com tecnologia combinada (vácuo e descarga de água) e tem capacidade de vazão de 263 l/min. O equipamento, que será utilizado para a manutenção de redes de esgoto, passa a integrar a frota da concessionária que já dispunha de outros dois caminhões hidrojatos e dois caminhões de jateamento. Como a nova aquisição possui tecnologia diferente e mais moderna, a concessionária também está investindo na capacitação de suas equipes por meio de treinamento de operação e manutenção. 

 

“A integração desse equipamento de alta tecnologia à frota é muito importante para companhia. Desde que assumimos os serviços de saneamento da capital, a concessionária preza por um atendimento de qualidade à comunidade. Em virtude disso, procuramos investir em equipamentos capazes de melhorar a eficiência dos nossos serviços. No começo do ano investimos no georradar, um equipamento com tecnologia de ponta para identificar vazamentos ocultos. Nesse período, também encomendamos, após estudos e avaliações, o novo hidrojato. Com a chegada do equipamento, nosso objetivo é reduzir o prazo às manutenções”, afirmou o diretor geral da Águas Cuiabá, Luiz Fabbriani. 

 

Em operação 

 

Após a constatação de redes obstruídas, o equipamento é acionado para manutenção no local. A fim de operar o caminhão com maior eficiência, a concessionária investiu em treinamentos para aprimorar o desempenho de suas equipes. O hidrojato com tecnologia combinada opera com a descarga de água na rede coletora de esgoto e, posteriormente, com a coleta dos dejetos que permanecem no fundo dos poços de visitas. A ação garante o descongestionamento total da rede, a partir da retirada dos resíduos sólidos dos poços. Para isso, o veículo possui dois tanques a fim de comportar a água e os dejetos. 

 

A previsão da concessionária é de que a inserção da nova tecnologia na frota aumente em 60% o atendimento à comunidade. Além das demandas da companhia, a frota pode, eventualmente, colaborar com as necessidades pontuais de desobstruções de galerias pluviais, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Obras. 

 

“Nosso compromisso em proporcionar saneamento de qualidade a toda grande Cuiabá requer da companhia estudos diários para melhorias no atendimento das ordens de serviço, por meio de investimentos que alcancem este objetivo. A aquisição do equipamento com tecnologia combinada ‘Hidrojato’ é o resultado do trabalho das equipes dos diversos setores da concessionária”, declara Fabbriani.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei - 1