Segunda-Feira, 21 de Novembro de 2016, 16h:37

Tamanho do texto A - A+

Sindicato denuncia e protesta contra demissões no Itaú

Por: REDAÇÃO

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) realiza nesta terça-feira (22) um protesto contra a política de redução de postos de trabalho promovida pelo Banco Itaú, maior banco privado do país. 
 
O protesto será  às 7h30, na agência Porto do Banco Itaú, localizada na Av. XV de Novembro, 179. Neste local, funciona a Superintendência Regional Operacional e Comercial do Banco. 
 
Para o secretário de formação político-sindical, socioeconômica e de pesquisa do Sindicato Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT) e coordenador Regional da Comissão dos Empregados do  Itaú (COE/Itaú/Fetec/Cn), Natércio Brito, o banco não tem a menor justificativa para demitir. “O Itaú lucrou R$ 16,3 bilhões só nos primeiros nove meses do ano e cortou 1.744 postos de trabalho. Desde setembro de 2015, já foram demitidos 2.753 trabalhadores”, denuncia o coordenador, ressaltando que nas duas últimas semanas, em Cuiabá, o Banco Itaú, demitiu 11 funcionários, sendo que 10 eram mulheres. 
 
Em MT o número de demissões acumuladas em 2016 já chegou a 40 trabalhadores. E, na região centro-oeste e norte (base da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte – FETEC-CUT/CN) já são mais de 250 demissões de janeiro a setembro de 2016.
 
De acordo com o presidente do Seeb/MT, Clodoaldo Barbosa, o protesto tem por objetivo chamar a atenção fato de que os bancos têm intensificado as demissões, mesmo com lucros e elevando as taxas de serviços. “Queremos chamar a atenção da população e cobrar a responsabilidade social do Banco Itaú”, afirma. 
 
Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto