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Sexta-Feira, 02 de Dezembro de 2016, 09h:14

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Maioria dos consumidores não confere validade de produtos, diz pesquisa

Por: REDAÇÃO

 

Procons de todo o país realizaram, durante a segunda-feira (28.11), uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor em supermercados. Foram entrevistados 950 consumidores em vários estados e municípios brasileiros e os resultados foram surpreendentes.

 

A pesquisa mostrou que cerca de 14% dos consumidores não considera importante conferir prazos de validade dos produtos. Além disso, apenas 39,4%, ou seja, menos da metade dos entrevistados, relataram conferir sempre tais informações.

 

Procon/Sejudh-MT

Procon

 

Em relação a produtos sensíveis, como embutidos e frios, 11,4% dos entrevistados relataram nunca verificar os prazos de validade. Já quanto a carnes, esse percentual aumenta para 20,8% dos consumidores que participaram da pesquisa.

 

No que diz respeito a produtos como arroz, feijão e macarrão, apenas 24,5% disseram conferir a validade, sendo que 43,4% dos consumidores demonstraram não ter essa preocupação, pois nunca verificam essa informação nas embalagens no momento da compra.

 

O resultado mostrou também que cerca de 69% dos entrevistados nunca verificam o prazo de validade de produtos de limpeza e higiene pessoal.

 

Segundo a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, um dos dados mais impactantes da pesquisa refere-se à quantidade de consumidores que não lê a composição dos produtos que adquire, que representa mais de 46% dos entrevistados. Já os que se preocupam com essa informação somam apenas 10,4% dos participantes.

 

Outro dado preocupante é o percentual de consumidores que disseram já ter encontrado produtos vencidos nas gôndolas dos mercados que frequentam, que somam aproximadamente 60% dos participantes da pesquisa, avalia Gisela.

 

Ainda segundo os dados apurados, quando isso acontece apenas 2,6% dizem ter denunciado aos órgãos competentes. Veja aqui os resultados da pesquisa.

 

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

 

Nos postos de Ganha Tempo da Praça Ipiranga e do Várzea Grande Shopping, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

 

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

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