Segunda-Feira 16 de Janeiro de 2017
pesquisas

Sexta-Feira, 02 de Dezembro de 2016, 09h:14

Tamanho do texto A - A+

Maioria dos consumidores não confere validade de produtos, diz pesquisa

Por: REDAÇÃO

 

Procons de todo o país realizaram, durante a segunda-feira (28.11), uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor em supermercados. Foram entrevistados 950 consumidores em vários estados e municípios brasileiros e os resultados foram surpreendentes.

 

A pesquisa mostrou que cerca de 14% dos consumidores não considera importante conferir prazos de validade dos produtos. Além disso, apenas 39,4%, ou seja, menos da metade dos entrevistados, relataram conferir sempre tais informações.

 

Procon/Sejudh-MT

Procon

 

Em relação a produtos sensíveis, como embutidos e frios, 11,4% dos entrevistados relataram nunca verificar os prazos de validade. Já quanto a carnes, esse percentual aumenta para 20,8% dos consumidores que participaram da pesquisa.

 

No que diz respeito a produtos como arroz, feijão e macarrão, apenas 24,5% disseram conferir a validade, sendo que 43,4% dos consumidores demonstraram não ter essa preocupação, pois nunca verificam essa informação nas embalagens no momento da compra.

 

O resultado mostrou também que cerca de 69% dos entrevistados nunca verificam o prazo de validade de produtos de limpeza e higiene pessoal.

 

Segundo a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, um dos dados mais impactantes da pesquisa refere-se à quantidade de consumidores que não lê a composição dos produtos que adquire, que representa mais de 46% dos entrevistados. Já os que se preocupam com essa informação somam apenas 10,4% dos participantes.

 

Outro dado preocupante é o percentual de consumidores que disseram já ter encontrado produtos vencidos nas gôndolas dos mercados que frequentam, que somam aproximadamente 60% dos participantes da pesquisa, avalia Gisela.

 

Ainda segundo os dados apurados, quando isso acontece apenas 2,6% dizem ter denunciado aos órgãos competentes. Veja aqui os resultados da pesquisa.

 

Serviço

O Procon-MT atende na sede estadual, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (do CPA), nº 917, Edifício Eldorado Executive Center – Bairro Araés, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, para registro de reclamações, audiências, consulta de processos e protocolo de documentos.

 

Nos postos de Ganha Tempo da Praça Ipiranga e do Várzea Grande Shopping, o atendimento ao público também é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No posto da Assembleia Legislativa (AL), o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

 

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 151 ou (65) 3613-8500.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei








Leia mais sobre este assunto

Nó de Cachorro

Nó de Cachorro

Conselheiro oficialmente afastado

Bancada de MT que se cuide

Deputados articularam indicação

POSSE AUTORIZADA

Mais Notas

Últimas Notícias

Mais Lidas

Mais Comentadas