Quinta-Feira, 24 de Maio de 2018, 08h:38

Tamanho do texto A - A+

Secretaria de Cultura realiza primeira Semana de Políticas Culturais

Por: REDAÇÃO

De maneira inédita, a Secretaria de Estado de Cultura realiza entre os dias 04 e 09 de junho a 1° Semana de Políticas Culturais em Mato Grosso. A ação integra o programa Diálogos da Cultura, uma iniciativa que tem como objetivo promover conexão direta com o segmento cultural afim de definir diretrizes para as políticas públicas voltadas ao setor.

 

Reprodução

secretaria cultura fachada

 

Com atividades desenvolvidas no período matutino, vespertino e noturno no Cine Teatro Cuiabá, no Palácio da Instrução e na Casa Cuiabana, a 1° Semana de Políticas Culturais traz uma extensa programação que envolve, além de apresentações artísticas, fóruns de bibliotecas, de patrimônios culturais, de museus e de gestores culturais, dentre outras atividades relacionadas às políticas públicas para a cultura.  

 

“Nossa intenção é promover a integração entre o Estado e os municípios na construção de políticas públicas interligadas na área da cultura, com a aprovação da nova legislação, o CPF da Cultura, que reúne Conselho, Plano Estadual e Fundo de Fomento. Estamos vivendo um novo momento e essa oportunidade de receber e conhecer os gestores, promovendo a difusão das informações irão proporcionar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a área, bem como a circulação e distribuição de produtos culturais que fortalecerão ainda mais a cadeia produtiva da cultura”, explica Cinthia Mattos, superintendente de Políticas Culturais da SEC.

 

Sobre a programação

 

O evento tem início no Palácio da Instrução, na segunda-feira (04) com a reunião do Conselho Estadual de Cultura que ocorre entre as 8h e as 18h. Depois de um dia inteiro de diálogo e definições, logo às 19h na Casa Cuiabana, todos convidados para o Sarau de Segunda, com show da banda Pedregal.

 

Na terça-feira (05), no Cine Teatro Cuiabá, entre as 8h e as 18h ocorre o 2° Fórum de Bibliotecas de Mato Grosso. O foco é promover um debate sobre as políticas voltadas a sustentabilidade das bibliotecas do Estado. Paralelo ao fórum, no Palácio da Instrução, a Feira do Livro, com centena de títulos de editoras diversas à venda.

 

Na quarta-feira (06), além do Fórum de Bibliotecas, o Cine Teatro Cuiabá recebe ainda o Fórum de Patrimônio Cultural, das 8h às 12h, que discutirá sobre a nova lei de tombamento e modelos de gestão dos museus estaduais por meio da gestão compartilhada. À tarde é a vez do Fórum de Museus, que começa às 14h e vai até às 16h.

 

Ainda no Cine Teatro Cuiabá, na quinta-feira (07), novamente teremos o Fórum de Bibliotecas durante todo o dia, das 08h às 18h. No mesmo horário, na sala Anderson Flores, a Reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com objetivo de promover articulação permanente entre os gestores públicos estaduais e municipais, tendendo viabilizar a implementação do Sistema Estadual de Cultura.

 

Na sexta-feira (08), com o objetivo de integrar e orientar os gestores municipais quanto a importância do CPF da cultura e sua implementação, é a vez do Fórum de Gestores Municipais de Cultura, das 8h às 18h, no Cine Teatro Cuiabá. Esta atividade contará com a presença de um representante do Minc, para capacitação sobre o tema.

 

No último dia, sábado (09), a 1° Semana de Políticas Culturais em Mato Grosso encerra com o Fórum de Cultura, das 8h às 12h, no Cine Teatro Cuiabá. “Trata-se de uma semana intensa voltada a todos os agentes da cultura, gestores públicos, gestores de bibliotecas e a população em geral. É uma oportunidade de interação da classe artística e de agentes da cadeia produtiva da cultura” completa Gilberto Nasser, secretário.

 

PROGRAMAÇÃO RESUMIDA

 

SEGUNDA FEIRA (04/06)

·         Reunião do Conselho Estadual de Cultura – 08h às 18h (Palácio da Instrução)

·         Sarau de Segunda – às 19h (Casa Cuiabana)

 

TERÇA FEIRA (05/06)

·         Fórum de Bibliotecas – 08h às 18h (Cine Teatro Cuiabá)

 

QUARTA FEIRA (06/06)

·         Fórum de Bibliotecas – 08h – às 18h (Cine Teatro Cuiabá)

·         Fórum de Patrimônio Cultural – 08h às 12h (Cine Teatro Cuiabá)

·         Fórum de Museus – 14h às 16h (Cine Teatro Cuiabá)

 

QUINTA FEIRA (07/06)

·         Fórum de Bibliotecas – 08h – às 18h (Cine Teatro Cuiabá)

·         Reunião de CIB – 08h às 18h (Cine Teatro Cuiabá)

 

SEXTA FEIRA (08/06)

·         Fórum de Gestores Municipais – 08h às 18h (Cine Teatro Cuiabá)

 

SÁBADO (09/06)

·         Fórum de Cultura – 08h às 12h (Cine Teatro Cuiabá)

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei