Sexta-Feira, 10 de Agosto de 2018, 09h:04

Tamanho do texto A - A+

Flor Ribeirinha se apresenta em Festival de Montoire na França

Por: REDAÇÃO

O grupo Flor Ribeirinha participou da abertura do 46º Festival de Folclore de Montoire, cidade localizada na região norte, há 200 quilômetros de Paris. O festival que está sendo realizado no período de 9 a 15 de agosto, é um dos mais importantes festivais de arte e cultura da França, organizado pelo Comitê Internacional de Cultura Popular. O Flor Ribeirinha apresentou no palco, o Siriri e  a dança do Boi.

 

Divulgação

flor ribeirinha franca

 

O festival teve início com um desfile pelas principais avenidas da cidade, com algumas apresentações. O objetivo dos desfiles, de acordo com os organizadores é a divulgação do festival nas ruas como atrativo,além da interação com o público, para as pessoas vejam os espetáculos completos no grande palco do festival. Mais uma vez, o Flor  Ribeirinha mostrou o siriri, rasqueado e o samba, que empolgaram o público francês.

 

O diretor Administrativo do grupo Flor Ribeirinha, Jeferson Guimaraes Rosa, ressaltou que o Brasil, foi escolhido como organizador da apoteose final do encerramento do festival com um intercâmbio entre dançarinos e músicos dos outros países. A abertura foi organizada pela delegação da Costa Rica, com todas as bandeiras dos países participantes do festival de Montoire. “A noite de abertura foi muito especial, com uma coreografia preparada para a ocasião. Um verdadeiro intercambio entre os países e um  momento muito especial para nós que estamos aqui para representar o Brasil e Mato Grosso”, disse ele.

 

O diretor geral do festival, Philippe Proust, enalteceu a participação do Brasil e de Mato Grosso no evento. Ele frisou que é muito forte a representação da cultura indígena pelo Grupo Flor Ribeirinha na  França, através da dança do Boi Bumbá. “Pudemos ver também a dança regional e o samba. Notamos  uma  cultura alegre e festiva, principalmente quando  mostra uma parte do carnaval brasileiro. Estamos otimistas com a união de culturas de vários países”, salientou Proust.

 

O 46º Festival de Folclore de Montoire reúne este ano as delegações do Brasil, Colômbia, Costa Rica, Nepal, Palestine, Peru, República de Komis, Rússia, China Kirghizistan e  República Tcheca.

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei