Sábado, 19 de Agosto de 2017, 11h:00

Tamanho do texto A - A+

Secretário municipal de cultura anuncia projeto para valorizar tradição cuiabana

Por: CAMILLA ZENI

Após a tão festejada vitória do grupo Flor Ribeirinha no Festival Internacional de Arte e Cultura Popular, disputado na Turquia há duas semanas, os grupos que resgatam as tradições cuiabanas devem receber maior atenção do poder público. Pelo menos é promete o projeto “Quintais Cuiabanos”, anunciado pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Francisco Vuolo.

 

Edson Rodrigues/HiperNoticias

chegada da flor ribeirinha/turquia

Vuolo anuncia projeto para ajudar quintais de siriri

Conforme Vuolo, o prêmio de melhores do mundo é um divisor de águas na história da tradição cuiabana. “Vocês começam a escrever uma nova história da cultura popular cuiabana e mato-grossense, sendo referência para o nosso estado e para o nosso país em nível internacional”, manifestou o secretário ao grupo Flor Ribeirinha.

 

Na ocasião, ele anunciou o projeto Quintais Cuiabanos, que será elaborado junto com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa, e implementado junto à Secretaria Extraordinária Cuiabá 300 (Sec 300).

 

O secretário destacou o passado difícil das tradições cuiabanas, quando dançar o siriri era motivo de vergonha, e lembrou do primeiro festival de siriri, realizado durante a gestão do então prefeito Roberto França. “O desafio nosso era fazer com que o siriri deixasse de ser coadjuvante para ser artista principal. Por isso criamos o primeiro festival de siriri, com cinco integrantes”, explicou.

 

O profissionalismo alcançado pelos membros do grupo Flor Ribeirinha, ao longo de seus 24 anos, também foi lembrado pelo secretário, que ressaltou as dificuldades enfrentadas ao longo do tempo por Domingas Leonor, presidente e fundadora do grupo.

 

“A força da nossa cultura, pessoal, é de vocês. O poder público tem a obrigação e o dever de ajudá-los. Essa conquista é um divisor de águas. Para que vocês, e não só vocês, e nós vamos trabalhar para que outros grupos alcancem esse patamar, para que vocês parem de ficar com pires na mão pedindo ajuda para cá, para lá”, manifestou.

 

“O projeto chama-se Quintais Cuiabanos. Esse projeto é para podermos corrigir esse erro, dando estrutura, dando condições para as comunidades, como Flor Ribeirinha”, disse. Por fim, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro (PMDB), agradeceu ao grupo pelo esforço ao longo dos anos.

Avalie esta matéria: Gostei +2 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto