Quarta-Feira, 20 de Junho de 2018, 15h:26

Tamanho do texto A - A+

Prefeitura entrega reformas e novas unidades de saúde na Capital

Por: REDAÇÃO

Visando promover a humanização dos serviços em saúde nas bases e, sobretudo, o fortalecimento da promoção e prevenção em saúde na Cuiabá dos 300 anos, a gestão Emanuel Pinheiro não vem poupando esforços para reestruturar as unidades de saúde pública da Capital. Em apenas 18 meses, diversos bairros já começam a assistir esqueletos de obras inacabadas, que por vezes serviam de abrigos para a criminalidade ou ainda unidades básicas de saúde que estavam com suas estruturas físicas extremamente precárias há décadas, dando lugar a locais revitalizados, ampliados e outros totalmente novos.

 

CCOM-Cuiabà

emanuel pinheiro/posto de saude de alvorada

 

De acordo com o diretor de obras da Secretaria Municipal de Saúde, Wellington Simões, as obras fazem parte do pacote de 67 que estavam paralisadas ou não iniciadas há muitas gestões e em vias de perder os recursos. “Tratam-se de obras que possuíam recursos em caixa paralisados há muito tempo e por essa razão seriam devolvidos às fontes oficiais. Nos primeiros dias de gestão o prefeito Emanuel Pinheiro tomou conhecimento e determinou uma força-tarefa para recuperá-los e graças a Deus tivemos sucesso”, explicou Simões.

 

Ainda conforme o diretor, a maior parte das 67 frentes de trabalho estão sendo conduzidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) via administração direta. Dessa forma, os trabalhos foram concentrados em 36 unidades consideradas mais preocupantes. “Deste total, 32 estão em etapa de finalização devendo ser concluídas nos próximos meses e outras quatro, dentre as quais os Programas de Saúde da Família (PSF), Dom Aquino, Renascer, Novo Millenium/ São João Del Rey e a Unidade de Saúde da Família (USF), Jardim Fortaleza/ Santa Laura já foram entregues à população totalmente equipadas, climatizadas e algumas com equipes de saúde odontológicas ampliadas de uma para duas”, frisou.

 

Para se ter dimensão dos avanços nos investimentos à Atenção Básica, com a entrega das duas últimas aliadas às Unidades Básicas de Saúde (USB) porte III, São João Del Rey e Nico Baracat que serão inauguradas no próximo semestre, os aproximadamente 11 bairros da região do Osmar Cabral terão mais de 82% de cobertura.  

 

Para o presidente do bairro Jardim Fortaleza, Ireno Prado, mais que uma cobertura satisfatória na região as reformas, ampliações e novas obras significam dignidade para os moradores. “Não há sentimento que possa expressar o que é ver a USF Jardim Fortaleza totalmente revitalizada. Esta unidade de saúde foi a primeira do bairro Osmar Cabral e com o crescimento populacional ela acabou ficando para o Fortaleza e Santa Laura. Antigamente as pessoas dormiam nas filas e se aglomeravam para conseguir atendimento. Na realidade atual elas aguardarão os atendimentos sentadas em poltronas confortáveis em um espaço climatizado, com todo respaldo profissional que a comunidade merece. Isso é sensibilidade, é a verdadeira humanização sendo sentida não apenas na região do Osmar Cabral que foi contemplada com cinco obras, mas em toda Cuiabá, pois qualquer pessoa que andar pelos bairros de Cuiabá verá uma unidade da saúde sendo reformada”, finalizou.

 

Demais obras

Conforme citado no texto, a SMS concentrou a mão de obra nas unidades consideradas mais precárias. Entretanto, de acordo com o diretor de obras, tão logo as 32 unidades sejam entregues à população, as demais terão os trabalhos retomadas, visando a conclusão para as comemorações dos 300 anos de Cuiabá.

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto