Quinta-Feira, 05 de Outubro de 2017, 09h:00

Tamanho do texto A - A+

População diz que projeto “descaracterizou” Praça Alencastro e cobra mais verdes

Por: CAMILLA ZENI

Aberta na quinta-feira passada (30) em comemoração aos seus 135 anos, a Praça Alencastro ganhou um novo olhar e foi repaginada pela Prefeitura de Cuiabá. No entanto, o que era para ser um presente à população acabou se tornando mais um motivo de crítica dos moradores ao Executivo municipal.

 

Tchélo Figueiredo

praca alencastro

 

As reclamações quanto a “nova cara” do espaço ganharam força nas redes sociais, quando, em um grupo do Facebook intitulado “Cuiabá - MT de Antigamente”, no qual os participantes postam imagens da velha capital, foi publicada uma foto da nova Praça Alencastro.

 

“Francamente, os experientes engenheiros que conheço devem estar chateados com tal situação, pois vem logo à cabeça de qualquer leigo que praça é lugar de lazer, descanso, entretenimento de seus frequentadores ou pessoas que por ali passam, e, para isso, nada como uma boa sombra e o frescor de uma fonte luminosa, enfim, um refúgio”, escreveu um internauta.

 

Demais participantes do grupo não deixaram por menos: “Faltou o verde, a sombra das árvores, onde pássaros irão pousar e o seu canto… ninguém vai ouvir… não terá graça nenhuma”, manifestou outra usuária do Facebook.

 

Com ironia, uma internauta escreveu: “Parabéns à quem fez o projeto. Ficou linda essa obra cheia de concreto. Área verde numa praça em pleno Centro? Pra que?”. Outro participante foi mais além e lembrou sobre a importância histórica da praça. Por fim, ponderou: “Uma violação ao nosso patrimônio histórico. Prefeito, estamos decepcionados”.

 

Outro lado

 

Ao HiperNotícias, o secretário de Serviços Urbanos da prefeitura de Cuiabá, José Roberto Stopa, informou que as árvores retiradas do local estavam apodrecidas. “Foram retiradas duas ou três árvores no início e replantadas nove”, pontuou. “Nós cortamos dois Flamboyants grandes que estavam com cupins, os troncos estavam comprometidos e não dava para recuperar”, informou.

 

Segundo ele, o clamor da população pode ter sido gerado em razão da falta de vegetação no ato da abertura da Praça. “No dia da inauguração não tinham seis das mudas de Ypê que foram instaladas em volta da fonte. Isso aconteceu porque pedimos mudas de dois metros e não foram entregues. Mas agora já estão lá”, observou.

 

Ainda de acordo com o secretário, o projeto da nova Praça Alencastro foi elaborado na gestão anterior, quando Mauro Mendes era prefeito de Cuiabá. No entanto, Stopa ponderou que o projeto faz parte de um conjunto de obras, e, portanto, será melhor apreciado quando a estação de ônibus estiver entregue. “Quando estiver completo eles verão que está muito melhor. É um projeto inovador”.

 

Confira abaixo fotos da mudança da Praça ao longo do tempo.

Credito: Tchélo Figueiredo
Credito: Tchélo Figueiredo
Credito: Tchélo Figueiredo
Credito: Tchélo Figueiredo
Credito: Da Internet
Credito: Da Internet
Credito: Da Internet
Credito: Da Internet
Credito:
Credito: Alan Cosme/HiperNoticias
Credito: assessoria
Credito: Reprodução
Credito: Reprodução
Avalie esta matéria: Gostei +8 | Não gostei - 3

Leia mais sobre este assunto