Terça-Feira, 12 de Setembro de 2017, 08h:55

Tamanho do texto A - A+

Pequeno agricultor recebe título definitivo de terra após 16 anos de espera

Por: REDAÇÃO

Após 16 anos de espera, Leodonio Vieira dos Santos recebeu nesta segunda-feira (11.09) o seu Título Definitivo da Terra. Assim como ele, outras 15 mil famílias da área rural e 90 mil da área urbana receberão os documentos do Instituto de Terras de Mato Grosso em 2017. Na solenidade de entrega, o governador Pedro Taques destacou que apesar de ser um ato simples, o título é de grande importância para as famílias que o recebe e exaltou o trabalho que vem sendo realizado pelo Intermat.

 

José Medeiros/Gcom

terra

 

“Eu conheço seu Leodonio há muito tempo, desde que eu era Procurador da República. Agora ele está neste ato representando 15 mil pessoas da área rural e quase 90 mil da área urbana a quem nós entregaremos títulos este ano. O Intermat está fazendo a transformação no Estado de Mato Grosso”, ressaltou o governador.

 

Morador do município de Chapada dos Guimarães, Leodonio, de 87 anos, entrou com o processo de Legitimação de Posse no Intermat em 2001. “A pessoa precisa deste título para fazer um financiamento, ter melhores condições para trabalhar. O título definitivo é a garantia para conseguir esses recursos. Pretendo fazer melhorias para aumentar a renda. É uma satisfação, foram muitos anos esperando este momento”, comemora o pequeno agricultor.

 

O presidente do Intermat, Cândido Teles, explicou as vantagens que o título de propriedade proporciona ao cidadão. “Na área urbana o documento garante condições de realizar melhorias para valorizar sua casa. Na área rural ele compra um trator, um implemento, começa a criar um pequeno rebanho, enfim transforma a vida das famílias”.

 

No ato da entrega, que também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, e do vice-governador Carlos Fávaro, Cândido Teles destacou ser prazeroso entregar o título de propriedade a um senhor de quase 90 anos que estava esperando há tantos anos o documento e lembrou que a entrega de títulos beneficiará moradores de 122 assentamentos. “A alegria  de seu Leodonio certamente atinge a todos nós. O governador foi muito compreensivo quando determinou que entregasse o título de propriedade a quem tem direito. Alguns desses assentamentos do Intermat já tem mais de 35 anos de existência e famílias com muitos anos de espera pelo título definitivo”.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto