Terça-Feira, 15 de Maio de 2018, 17h:53

Tamanho do texto A - A+

Mais 29 venezuelanos refugiados chegam a Cuiabá e ficam na Pastoral do Imigrante

Por: JESSICA BACHEGA

Mais 29 venezuelanos chegaram à Cuiabá nesta terça-feira (15). Trazidos em aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) de Boa Vista (RO) até o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, os estrangeiros foram levados em um ônibus do Exército até a Pastoral do Migrante, onde irão morar pelos próximos dias.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

chegada do venezuelanos em cuiaba

 Em abril, 66 estrangeiros chegaram na Capital

Os refugiados já estavam há meses em Boa Vista, mas com o aumento repentino da população local o emprego ficou escasso e os venezuelanos passaram a se espalhar por outras cidades brasileiras para buscar possibilidades de ter uma vida mais digna e oferecer melhores condições para a família que ficou na terra natal.

 

No dia 6 de abril outros 66 venezuelanos percorreram a mesma rota até a Pastoral onde receberam comida, abrigo e direcionamento para emprego. Alguns deles já foram contratados e deixaram o abrigo, dando vaga para tantos outros necessitados.

 

“A gente está dando o apoio que eles precisam. Hoje recebemos mais 29 pessoas. 18 dos que chegaram em abril já conseguiram emprego e saíram da pastoral. Tem muita gente que quer vir para cá, mas não temos lugar para todos”, diz a coordenadora da Pastoral Eliane Vitalino.

 

A crise na Venezuela se instalou há cerca de cinco anos, mas piorou nos últimos meses, obrigando sua população a recomeçar a vida em outros países. Não há emprego, nem  comida. Com a superinflação dos valores dos produtos, as pessoas têm sobrevivido à mingua, sem expectativa de mudança no cenário desolador do País onde um salário mínimo compra apenas três quilos de carne. 

 

Leia também

Venezuelanos pedem emprego na Avenida do CPA

Pelo menos 100 refugiados da Venezuela começam a chegar em Cuiabá nesta quinta e sexta-feira

Cuiabá recebe 66 venezuelanos e pastoral pede ajuda com doações

 

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei