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Cidades Quinta-feira, 08 de Junho de 2017, 11:05 - A | A

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Quinta-feira, 08 de Junho de 2017, 11h:05 - A | A

FOMENTO AO TURISMO

Inclusão de culinária regional em cardápio de hotéis é debatido em encontro em Cuiabá

RAYANE ALVES

O segundo Encontro Comercial da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT) foi lançado na manhã desta quinta-feira (08), no Hotel Delmond para apresentar a grade da programação do evento que será realizado no Hotel Deville Prime dia 31 de julho, das 8h30 às 19h.

 

Imagem da Internet

HOTEL

 Hoteliros pretendem aumentar taxa de ocupação

De acordo com o presidente da ABIH-MT, Bruno Delcaro, várias palestras e oficinas estão previstas para discutir e fomentar o setor da hotelaria em Mato Grosso. Entre os temas previstos estão: Gestão estratégica em meios de hospedagem, a arte de receber e acolher na hotelaria, tendências do mundo agro e os impactos no negócio, marketing e inovação para hotéis e pousadas, entre outros assuntos.

 

“Uma das nossas vontades é também inserir a culinária regional no café da manhã da rede de hotelaria. Temos uma vasta culinária e pretendemos movimentar nosso segmento com a ajuda do conselheiro do Fórum de Hetelaria de São Paulo que também estará presente para nos dá dicas do setor do turismo”, falou.

 

Conforme o presidente, o encontro foi pensado em 2014 como uma alternativa para valorizar o mercado que sofreu decréscimo de 50% devido a crise econômica que se instalou no país.

 

O primeiro evento foi realizado no dia 3 de junho de 2015 e contou com a participação de 250 profissionais da rede hoteleira, sendo que esses puderam conferir de perto 24 expositores de fornecedores. Agora, a nova edição do evento está com expectativa de receber 300 pessoas. A taxa de inscrição para associados é a doação de um quilo de alimento não perecível, que será revertida para instituições. Para associados o valor da inscrição é de R$ 20.

 

Alan Cosme/HiperNoticias

bruno delcaro

 Bruno Delcaro comenta sobre tendências do setor

Rede Hoteleira

Cuiabá conta com pelo menos 110 hotéis. O setor já teve maior ocupação de leitos, mas as promessas de melhorias pós-Copa do Mundo não se tornou realidade. Toda rede hoteleira da Grande Cuiabá fez grandes investimentos para ampliar a oferta de quartos, que hoje ficam vazios.

 

Por causa disso, muitos empresários não tiveram outra opção a não ser fechar as portas. Hoje, são somam seis hotéis que deixaram de existe.

 

O primeiro a interromper as atividades foi o Hotel Mangabeiras, instalado na Avenida da FEB, em Várzea Grande. Após 28 anos de trabalho, fechou as portas em janeiro e deu lugar a uma clínica médica.

 

“Até o mês de abril ainda permaneceu muito fraco o setor. Mas, o mês de maio apresentou uma recuperação. Temos sinais positivos. Esperamos uma melhora em Mato Grosso porque tivemos dias muito piores”, observou.

 

Conforme o presidente, o que se foi colocado na mídia com relação as construções de hotéis para receber hóspedes durante os jogos do Mundial não está certo. Primeiro que para um investidor construir um hotel o resultado não é de imediato são 10 anos em média para conseguir um retorno. Em segundo lugar, pode também se colocar que a Copa do Mundo não foi como o esperado e as Olimpíadas ainda ajudaram a piorar o setor.

 

“Foram maus investimentos. A Copa não foi o que deveria ser. E também sabemos que Cuiabá não é uma cidade turística. No entanto, trabalhamos para ser porque vemos que tem todo o potencial Turistas de negócios já temos. Mas, queremos também aqueles que apreciam a nossa culinária e cultural. Temos o Parque das Águas, que podemos colocar como um nível de primeiro mundo, Parque Tia Nair, Orla do Porto, Museu do Rio, entre outros. O turista está cansado somente de sol e praia. Então precisamos ter ideias para transformar o que temos em produto”, afirmou.

 

O secretário adjunto municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Marcos Fabrício, afirmou que além da preocupação em movimentar o turismo da cidade, a Prefeitura também estuda um projeto para conceder emprego e renda porque com a situação do fechamento de alguns hotéis, muitas pessoas acabaram ficando desempregadas.

 

“A ideia é ir nos grandes centros e trazer as inovações. Hoje temos uma taxa de ocupação de 16 mil leitos. Mas, é importante superar esse total porque nós somos a única cidade em um raio de 150 km onde agregamos vários biomas. Então precisamos montar um material de divulgação para trazer para Cuiabá”, avaliou.

 

Além desse projeto, o secretário também adiantou o programa ‘Visite Cuiabá no Feriado’, que será uma parceria com a rede de hotéis para dar desconto em diárias e conseguir lotação.

 

“Com isso nós forneceremos dois ônibus e passar nos hotéis para levar o pessoal nos pontos turísticos. Um dado interessante é que o Ministério do Turismo colocou que em 2016 o Brasil recebeu sete milhões de pessoas que deixaram aqui R$ 25 milhões de reais. Desse total, 40% eram argentinos. Então precisamos visitar nossos países vizinhos para que eles visitem Cuiabá também. O Aeroporto Marechal Rondon, por exemplo, recebe cinco milhões de turistas ao ano. Desse total, 40% são moradores de São Paulo. Então estamos com um projeto audacioso de montar uma tenda no aeroporto de São Paulo e colocar nossos produtos de divulgação para chamar atenção das pessoas”, finalizou. 

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