Terça-Feira, 29 de Agosto de 2017, 15h:00

Tamanho do texto A - A+

Hospital inaugura “drive-thru” de leite materno para incentivar doação

Por: CAMILLA ZENI

A fim de facilitar e promover a doação de leite materno, o Hospital e Maternidade Santa Helena, em Cuiabá, inovou e inaugurou, nesta segunda-feira (28), seu “Drive-Thru: Leite Materno”. O projeto funciona no estacionamento da unidade médica, local considerado de fácil acesso às doadoras.

 

Reprodução/TVCA

Drive thru leite

 

O projeto foi Idealizado pelas pediatras Carolina Vieira Peixoto da Silva e Isa Leila, da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do hospital. O objetivo é facilitar a doação para que o número aumente e, assim, possam garantir a qualidade de vida de mais bebês.

 

Conforme Carolina, a ideia surgiu há cinco anos, em uma atividade fora do hospital. Na época, a médica Isa Leila estava em uma rede de fast food e percebeu a facilidade em comprar o alimento graças ao “drive-thru’.

 

Carolina destacou que, em Mato Grosso, a quantidade de doação de leite materno é muito inferior a dos demais estados. Uma das dificuldades apontadas pelas pediatras foi a logística da doação. “Queríamos facilitar. Antes era difícil para a mãe, que tinha que vir ao hospital, estacionar o carro, ficar na fila, fazer o cadastro, pegar os itens, ir para a casa, coletar e voltar para doar com os exames”, comentou.

 

Durante os cinco anos, as médicas trabalharam para viabilizar o projeto, que dependia de recurso financeiro. Com auxílio do hospital, Unimed, projeto Via Láctea e investimento próprio, a ideia pode, finalmente, sair do papel. 

 

Com a novidade, a doação ficou facilitada. Agora, o cadastro para novas doadoras também pode ser feito online. Os demais procedimentos, que eram feitos dentro do hospital, passam a ser feitos no posto de coleta, seja a busca do recipiente ou a entrega do leite. Basta passar pelo posto instalado no hospital, pela rua Presidente Marques, no bairro Santa Helena. Todo o processo é feito em poucos minutos e não é necessário que a mãe desça do carro.

 

Após o recebimento dos leites no “drive-thru”, as doações serão encaminhadas ao Hospital Geral Universitário (HGU) para que possam passar pelo processo de pasteurização. Depois, retorna para serem utilizadas nas unidades médicas.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto