Terça-feira, 23 de Abril de 2024

dolar R$ 5,17
euro R$ 5,51
libra R$ 5,51

Cidades Sexta-feira, 07 de Dezembro de 2018, 15:50 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Sexta-feira, 07 de Dezembro de 2018, 15h:50 - A | A

”QUERO SER ASTRONAUTA”

Estudante de Física faz vaquinha para estudar astronomia na Nasa

KHAYO RIBEIRO

Com vaga garantida em centro de estudos da Nasa, a estudante de Física da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Maria Gisllany Silva, 19 anos, está promovendo uma vaquinha para financiar um curso para astronautas na agência do governo norte-americano. Ao longo de 11 dias, a jovem participará de treinamento e estudos em tempo integral nas áreas de robótica, astronomia, mergulho e aeronáutica.

Reprodução

Maria Gisllany astronauta cuiabana

Atualmente, Maria Gisllany cursa o terceiro semestre de Física na UFMT

Nascida na cidade de Serra Talhada, em Pernambuco, Maria veio para de Mato Grosso na infância. Orgulhosa de ter crescido na cidade de Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), a estudante de física revela que, apesar do baixo incentivo à produção científica em Mato Grosso, desde sempre foi “apaixonada pelo espaço”.

“Um dos momentos mais marcantes foi quando meu pai me chamou para ver o Marcos Pontes chegar ao espaço, em 2006. Com oito anos naquela época, me encantei com o espaço”, relembra a jovem.

Por meio das redes sociais, Maria tem se articulado para arrecadar fundos que possibilitem a realização de mais uma etapa na concretização de um sonho antigo, se tornar astronauta.

“Os R$ 18 mil são para financiar todas as despesas que envolvem minha ida até os Estados Unidos e a realização do programa. Isso inclui passagens aéreas, alimentação, o próprio valor do curso e hospedagem”, explicou a jovem ao HiperNotícias.

Trajetória

No ano de 2016, Maria foi à Nasa, onde ficou por 10 dias. Durante o período, a estudante realizou diversas atividades relacionadas ao universo da ciência. Na ocasião, ela visitou a agência com subsídio do Governo de Mato Grosso.

Todavia, a paixão de Maria pelo espaço precede essa primeira visita. Ainda com 14 anos, ela já participava de feiras de divulgação científica em escolas, onde falava sobre astronomia.

Quando questionada sobre o futuro, a estudante revela humildade ao afirmar que todos os seus esforços têm sido realizados para que, no futuro, possa abrir um instituto de promoção das ciências aeronáuticas no Brasil.

“Vencer as dificuldades nos torna mais fortes, com toda a certeza, e, principalmente, me motiva a pensar que poderei retornar para trabalhar como astronauta aqui, no Brasil. Assim, os futuros jovens terão maiores oportunidades para estudar ciência”, persiste Maria.

Aqueles interessados em ajudar a jovem podem efetuar depósitos na conta bancária da estudante. Agência: 1695. Conta poupança: 00050450-0. Cpf: 056.135.781-17. Nome: Maria Gisllany b Silva. Banco: Caixa Econômica Federal.

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Álbum de fotos

Reprodução

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros