Quinta-Feira, 12 de Julho de 2018, 16h:04

Tamanho do texto A - A+

Estabelecimentos de Cuiabá deverão abrir cozinha ao público

Por: ANA FLÁVIA CORRÊA

Daqui a aproximadamente dois meses as cozinhas de todos os bares, restaurantes e hotéis de Cuiabá deverão ser abertas aos clientes para visitação. A lei foi sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), na última segunda (9), e publicada no Diário de Contas do Estado desta quarta (11). 

 

Reprodução

restaurante

 Foto ilustrativa

“Os estabelecimentos ficam obrigados a permitir o acesso livre e gratuito, adotando-se providências para que as normas de segurança e higiênico-sanitárias vigentes sejam cumpridas”, diz artigo da lei nº 6.282.

 

Os ambientes de armazenamento dos alimentos também poderão ser visitados. O estabelecimento, por outro lado, pode limitar o número de visitantes por vez, restringir o acesso de menores de 16 anos e decidir se registra os consumidores que efetuaram a visita. 

 

Caso o cliente encontre alguma irregularidade, seja no preparo ou armazenamento, poderá comunicar o fato à Vigilância Sanitária e ao Procon. Ele fica proibido, no entanto, de manipular os objetos e alimentos, “limitando-se a observar aspectos gerais do ambiente.”

 

A visitação deve ser guiada por um dos funcionários ou até mesmo o proprietário, que deverá colocar uma placa informando e incentivando a visitação à cozinha. Caso o proprietário negue a visitação, o estabelecimento será notificado. 

 

 

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei