Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png
dolar R$ 5,13
euro R$ 5,49
libra R$ 5,49

00:00:00

image
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

00:00:00

image
dolar R$ 5,13
euro R$ 5,49
libra R$ 5,49

Cidades Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016, 11:07 - A | A

facebook instagram twitter youtube whatsapp

Sexta-feira, 09 de Setembro de 2016, 11h:07 - A | A

AVALIAÇÃO IDEB

Ensino médio de MT não atinge a meta estabelecida pelo Ministério da Educação

RAYANE ALVES

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na quinta-feira (8) o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com os resultados, o Estado avançou na questão do desempenho com relação ao ano de 2013. Porém, a meta para o ensino médio das escolas continua abaixo da projeção estabelecida para 2015.

 

Gcom MT

salas de aula

 

Como aponta o índice do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, Mato Grosso superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação, que era de 5 pontos e alcançou a nota de 5,7.

 

Com base nesses dados, as escolas estaduais e municipais, que deveriam apresentar a média de 4,9, conseguiram demonstrar resultados de 5,5. Já os alunos das escolas particulares que tinha uma média proposta de 6,6 alcançaram a média de 7,1.

 

As turmas que compreendem do sexto ao nono ano, o Ideb afirmou que Mato Grosso também está entre os estados com o índice positivo. A meta para 2015 era de 4,3 e Mato Grosso chegou à casa dos 4,6.

 

Confirmação desse índice são as escolas da rede pública que tinham meta estabelecida de 4,2 e chegou com pontuação de 4,5. Já as escolas privadas ficaram abaixo das expectativas de 6,3 e tiraram 6,2.

 

No ensino médio, Mato Grosso ainda continua com média abaixo da que foi projetada pelo MEC. A proposta era de 4 pontos, porém, os alunos conseguiram apenas 3,2.

 

No entanto, as escolas da rede particular ficaram ainda com pior desempenho. A projeção do MEC era de 6,1, porém, as escolas permaneceram com o índice de 5,3 comparando com o ano de 2013.

 

Na avaliação do secretário-adjunto estadual de Política Educacional, Edinaldo Gomes de Souza, o ensino médio permanece com os dados negativos por conta de duas situações. A primeira delas seria porque os pais já não permanecem com o acompanhamento que tinha com os filhos no ensino fundamental. Nesta fase, eles não deixam os alunos faltarem e ainda acompanham nas tarefas de casa.

 

Gcom MT

salas de aula

 

Outra situação é a questão do trabalho, visto que muitos adolescentes trabalham e dependendo da atividade que eles desenvolvem isso acaba impactando no aprendizado.

 

“Por isso nós já estamos desenvolvendo algumas ações através dos Centros de Formação. No começo do ano de 2015 nós fizemos vários chamamentos onde focamos em alfabetização e matemática para este evento. Não treinamos os alunos apenas alertamos em como deveriam receber as provas e não faltassem no dia. Mas, infelizmente não conseguimos isso com o ensino médio”, lamentou o secretário.

 

Agora, para fazer do colégio um ambiente mais atrativo e organizar um melhor currículo para o ensino médio, a Secretaria de Educação organiza projetos que visam desenvolver a proficiência e a evasão das salas de aulas.

 

“No Estado já temos no ensino médio o educacomunicação que é um projeto onde as escolas trabalham com ações de rádio e TV onde os alunos são os próprios protagonistas. Depois vamos incluir o educamais que serão entregues 100 tabletes  para o ensino médio para baixar programas e ajudar na permanência dos alunos”, concluiu.

 

Reprodução MEC

ideb

 

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

 

Os índices relacionam duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb.

 

 

 

 

 

 

 

Clique aqui e faça parte no nosso grupo para receber as últimas do HiperNoticias.

Clique aqui e faça parte do nosso grupo no Telegram.

Siga-nos no TWITTER e acompanhe as notícias em primeira mão.

Comente esta notícia

Algo errado nesta matéria ?

Use este espaço apenas para a comunicação de erros