Terça-Feira, 18 de Julho de 2017, 11h:35

Tamanho do texto A - A+

“Banho Solidário” reforça empatia de cuiabanos e será apresentado em programa da Globo

Por: CAMILLA ZENI

Um exemplo de empatia e solidariedade. O Entrega Por Cuiabá, realizado na Capital desde 2016, será apresentado no programa Estrelas Solidárias, da rede Globo, no próximo sábado (22). O episódio deve marcar a inauguração do “Banho Solidário”, vertente do projeto, que tem por objetivo levar atenção às pessoas em situação de rua, além de alimentos e objetos para higiene pessoal.

 

Divulgação

banho solidário

Otaviano Costa vem a Cuiabá inaugurar Banho Solidário

O Entrega por Cuiabá já existe há um ano e faz ações mensais na Capital. Idealizado por professores universitários Flávio Silva Tampeline e Sofia Bernardo, e o aluno Gabriel Albuquerque, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o projeto tem como diferencial o “bate papo” com com os assistidos, fazendo com que não seja apenas mais uma doação de bens materiais e alimentos, mas também de carinho.

 

Por meio de sua página no Facebook, eles divulgam as próximas ações e pedem o apoio da população para alcançarem suas metas de materiais para doação. Por cerca de oito meses, o grupo de voluntários, formado também por estudantes dos professores, entregava kits com pastas de dente, escovas, papel higiênico, roupas, cobertores e calçados. Em fevereiro deste ano, porém, sonharam mais alto e moldaram suas ações conforme as necessidades dos que vivem em situação de rua.

 

O sonho do “Banho Solidário” nasceu, então, após enxergarem a demanda, que tinham dificuldade em tomar banho na rua e chegavam a ficar até duas semanas sem fazer suas necessidades básicas. Então, o grupo se propôs a trazer à Capital o novo projeto, que já era realizado em outras cidades afora.

 

Por meio de um financiamento coletivo, o grupo explicou sobre o projeto. “Enxergamos que, além de higiene, o banho oferta bem estar emocional, essencial para o convívio em sociedade”, explicou Gabriel no vídeo do projeto.

 

O “Banho Solidário” funciona em um reboque adaptado com dois banheiros, com chuveiro de água quente, uma pia e um espelho, além dos aparelhos elétricos necessários para seu funcionamento. Para conseguir adquirir o veículo, o financiamento pediu o montante de R$15.450 e, em um mês, superou a expectativa, conseguindo arrecadar R$18,3 mil.

 

“Acreditamos que o amor pode transformar uma vida, e um gesto de carinho propiciar o entendimento de que ninguém está só e de que somos todos iguais”, escreveram os organizadores. “Por um mundo onde todos sejam vistos, ouvidos e respeitados”.

 

Para divulgar o projeto e inaugurar o Banho Solidário, o ator e apresentador global Otaviano Costa, que também é cuiabano, esteve na Capital neste final de semana. A primeira ação foi feita na região do Porto, na orla de Cuiabá.

 

O episódio deve ser exibido neste sábado (22), no Estrelas Solidárias, da apresentadora Angélica, que percorre o país à procura de projetos e iniciativas que transformam a sociedade.

 

 

Avalie esta matéria: Gostei +7 | Não gostei

Leia mais sobre este assunto