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Cidades Domingo, 15 de Outubro de 2017, 11:36 - A | A

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Domingo, 15 de Outubro de 2017, 11h:36 - A | A

IRRESPONSABILIDADE

80 casos de fraude em hidrômetros são identificados por dia em Cuiabá

CAMILLA ZENI

Assim como acontece com energia elétrica, parte da água tratada em Cuiabá também é alvo de “furtos”, prática ainda como em todo o Estado. A fraude no sistema acontece de diversas formas, como por ligações clandestinas de tubulação e falsificação no hidrômetro. No fim, quem sai com prejuízo é a própria população, que paga pela água desperdiçada.

 

HiperNotícias

fabbrini

Péricles (sentado) e Fabbrini (em pé) apresentam à imprensa plano da Iguá Saneamento para Cuiabá

De todo o montante de água tratada, quase 65% é desperdiçado, de acordo com Luiz Fabbrini, diretor geral da Águas Cuiabá, empresa que detém a concessão do tratamento de água e esgoto na capital. Segundo explicou, a perda é dividida pela metade, sendo quase 32% perdidos em manutenção da rede e a outra metade em problemas com hidrômetros, sejam fraudes ou falta de leitura.

 

“A média brasileira de perda do processo, que é do início ao fim, ou seja, da estação de tratamento até a residência, é de 30% da perda, o que já é muito alto. No Japão é 2%”, destacou o diretor. “Precisamos trabalhar com a consciência da população, porque todos pagam por isso”, complementou, ressaltando que, de todos os municípios onde o grupo atua, Cuiabá é onde possui o pior desempenho.

 

A parcela da população na fraude de água é de grande significância. Segundo o diretor de operações, Péricles Weber, a empresa já identificou por meio de estudo que poderiam melhorar 25 mil hidrômetros, que seriam de casos de fraude, sendo quase 80 fraudes em hidrômetros por dia.

 

“Isso gera muito desperdício, porque quem não paga a água não vai poupar, não é?”, observou. As ocorrências foram identificadas por meio de sistema que mapeia toda a distribuição de água.

 

Para tentar corrigir o problema, a Águas Cuiabá, que assumiu a concessão há dois meses, pretende instalar 40 mil novos hidrômetros na capital. A ideia da companhia é, além de corrigir o problema com o desperdício, estabilizar o abastecimento de água na capital, que não ocorre diariamente em algumas regiões.

 

O trabalho de conscientização pregado pela empresa se alinha à tecnologia e conta com apoio de outra parcela da população. A Águas Cuiabá deve lançar um aplicativo que possibilitará que a própria comunidade denuncie as irregularidades.

 

“Vai ficar mais fácil para identificar, porque o consumidor pode ver e já tirar uma foto com o aplicativo. Vamos de imediato. Além disso, também poderá utilizá-lo para informar problemas como em casos de vazamento em tubulações e fazer pagamentos”, explicou Weber. A expectativa é de que a novidade seja lançada em até dois meses.

 

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