Terça-Feira, 03 de Julho de 2018, 16h:16

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O engajamento na Copa do Mundo

Não precisa ter promoção para ter um engajamento nas redes sociais

Por: JOÃO ALVES DALTRO

Reprodução

João Alves Daltro

 

O que a sua empresa está fazendo para ter engajamento durante a Copa do Mundo de 2018?

 

A Copa do Mundo já mobiliza naturalmente diversas pessoas, ainda mais nas redes sociais onde todos podem comentar e se divertir. Bem antes de começar a Copa já pode ter engajamento, seja com promoções in loco ou pelas redes sociais, mas lembrando que as promoções de grande porte precisam ter autorização da Caixa Econômica Federal, então precisa-se pensar nisso muito antes de começar os jogos.

 

Um ótimo exemplo é a Magazine Luiza, com a campanha “Xô, zica” – uma referência à derrota do Brasil por 7 a 1 para a Alemanha em 2014 -, a rede varejista começa a aceitar aparelhos de TV usados na compra de novos. Além de outras empresas que pegaram a Copa como forma de lucrar.

 

Ou vender produtos para a Copa, um exemplo é a Perdigão, que lançou a linha de produtos para churrasco da sua submarca NaBrasa, quem não gosta de churrasco e futebol?

 

Não precisa ter promoção para ter um engajamento nas redes sociais, tem que planejar uma ação onde todos possam participar e se divertir. Vamos começar com ações dentro da empresa, os horários dos jogos da Copa são bem acessíveis para isto, já que são em horários de expediente. Reunir os funcionários na hora do jogo do Brasil, tirar fotos, fazer vídeos, fazer bolão é uma das formas de divulgar nas redes sociais. Isto faz com que os seguidores da página também interajam.

 

Se a empresa liberou os funcionários a divulgação pode ser feita de outra forma, além de avisar aos clientes com publicações avisando o horário de atendimento, que tal publicar as fotos dos funcionários nos locais onde eles estão? Seria uma forma divertida e diferente de torcer pelo Brasil. Por exemplo, se um dos funcionários reuniu a família e amigos na sua casa, tira uma foto com todos, mostrando que a família toda está torcendo. Se está em um bar manda uma foto ou o vídeo da comemoração, quanto mais gente aparecer torcendo, melhor.

 

Outra forma de engajamento é fazer uma publicação incentivando a interação entre os seguidores, pedindo para eles comentarem o placar do jogo, isso dá um envolvimento enorme, ainda mais se você for oferecer algum produto para quem acertar. Por exemplo, uma lanchonete ou loja de roupa podem dar descontos para quem acertar o placar, é diversão e vendas juntas.

 

E uma publicação que não pode faltar é desejar boa sorte para a nossa seleção. Uma frase de incentivo, um vídeo de todos incentivando os jogadores, pouco provável deles assistirem, porém a satisfação de fazer já é enorme.

 

*JOÃO ALVES DALTRO é Jornalista – Social Media.

 

 

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