Quinta-Feira, 10 de Agosto de 2017, 17h:18

Tamanho do texto A - A+

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Ao longo de mais de cinco séculos vem ocorrendo um verdadeiro genocídio, um extermínio sem piedade dos povos indígenas

Por: JUACY DA SILVA

 

Hugo Dias/HiperNotícias

Juacy da Silva

 

Por decisão da ONU, em 1955, foi instituído o Dia Internacional dos Povos Indígenas, a ser comemorado todos os anos, desde então, no dia 09 de Agosto, como forma de reconhecimento mundial quanto aos direitos que esses povos tem.

 

O principal  objetivo na criação desta data foi garantir a autodeterminação e os direitos desses povos, entre os quais podemos mencionar: suas culturas, tradições, formas de religiosidade, seus sistemas sociais, econômicos, políticos, enfim, reconhecer que tem o direito de existirem.

 

No caso do Brasil, ao longo de mais de cinco séculos vem ocorrendo um verdadeiro genocídio, um  extermínio sem piedade dos povos indígenas. Em nome do “progresso”,  do “desenvolvimento”,  da “modernização”, da implementação de um modelo extrativista, agroexportador e predatório, milhões  de indígenas foram mortos e os que restaram vivem como verdadeiros párias em uma sociedade capitalista, que não entende a lógica dos povos primitivos e nega todos os seus direitos, a começa pelo território.

 

A grande luta dos povos indígenas no Brasil nos dias de hoje é em defesa de seus territórios, pela posse e uso da terra,  ameaçados pela ganância, cobiça e a grilagem por parte de latifundiários e alguns barões do Sistema extrativista e agroexportador, os quais contam com o beneplácito e a conivência de inúmeras autoridades que pretendem  que os povos indígenas vivam em verdadeiros “guetos”  ou  “apartheids”.

 

Ante  o descaso e desrespeito como os povos indígenas no Brasil vem sendo tratados praticamente nada existe para comemorar nesta data, a não ser a tenacidade, a coragem e o espírito de luta que ainda nutrem na defesa de sua gente e de seus territórios.

 

*JUACY DA SILVA é professor universitário, titular e aposentado UFMT, mestre  em sociologia, articulista e colaborador de jornais, sites e blogs. Email  professor.juacy@yahoo.com.br  Blog  www.professorjuacyblogspot.com Twitter@profjuacy

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei