Sexta-Feira, 03 de Agosto de 2018, 08h:27

Tamanho do texto A - A+

Zarc para a safra de soja 2018/19 é publicado pelo MAPA

Por: REDAÇÃO

No último dia 20 de julho de 2018, por meio da Portaria nº 140, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC) para a cultura de soja de Mato Grosso, ano-safra 2018/2019. A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) ressalta que esta informação é extremamente importante para os produtores rurais que adquirirem uma apólice de seguro agrícola, pois é por meio dela que a cobertura de risco é determinada. Para esclarecer dúvidas de seus associados, a Aprosoja divulgou em 30 de julho o Informe ao Produtor Rural número 212.

 

 

A Aprosoja orienta seus associados notificarem formalmente sobre o agravamento de risco, tanto a seguradora quanto a instituição financeira, sempre que, por qualquer motivo não puder atender a janela de plantio do ZARC. Não fazendo esta comunicação, o produtor corre o risco de perder o direito à indenização em caso de sinistro. Este assunto tem causado grandes transtornos e prejuízos aos agricultores e foi abordado em outro comunicado da Entidade (Informe Técnico Aprosoja Nº 210/2018).

Divulgação

plantio

 

 

 

Ferramenta Para simplificar a informação, a Aprosoja mantém em seu site uma ferramenta que permite em poucos cliques consultar de forma rápida e prática a data recomendada de plantio para cada município, o tipo de solo e a variedade.

 

 

O produtor precisa apenas completar 5 passos: informar a cultura, a safra, a empresa mantenedora, a cultivar e o município de plantio. Feito isso, a ferramenta apresentará instantaneamente o grau de risco relacionado a cada intervalo de plantio e solo.

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei