Terça-Feira, 10 de Abril de 2018, 08h:38

Tamanho do texto A - A+

Desafio de secretário é trazer empresas para MT

Por: DÉBORA SIQUEIRA - ESPECIAL PARA O HIPERNOTÍCIAS

Empossado como novo secretário de Desenvolvimento Econômico, Leopoldo Mendonça coordena há três anos o Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) nas gestões dos ex-secretários da pasta Seneri Paludo, Ricardo Tomczyk e Carlos Avalone. Com base eleitoral em Jaciara, até semana passada ele era um dos nomes para disputar cargo de deputado federal pelo PSDB. Ele assume o comando da Sedec e também o apoio à candidatura do seu ex-colega de secretaria, o empresário Luiz Carlos Nigro (PSDB), dono da rede de hotéis Mato Grosso, por ambos militarem em meio semelhante: turismo e empresariado.

 

Reprodução/ Internet

Leopoldo Rodrigues Sedec

 Leopoldo Mendonça é o novo secretário da Sedec

Mendonça diz que o desafio é incentivar empresas para se instalar no Estado todo. “Acabamos de aprovar incentivo para uma empresa que vai abater suínos em Rosário Oeste, uma gigante da suinocultura. Em Acorizal, uma empresa de gelatina já está ampliando os seus negócios, em Lucas do Rio Verde surgiu empresa de etanol de milho, em Jaciara uma empresa vai se instalar no município, em parceria com a prefeitura municipal, que fez a doação da área e incentivada pelo estado vai implantar lá. Além do Prodeic, temos outros programas na agricultura, pecuária, turismo e mineração. Há muita a coisa a se fazer Mato Grosso”. 

 

Ele se refere a última reunião do Conselho de Desenvolvimento Empresarial (Cedem), coordenado pela Sedec, onde foram aprovadas nove cartas consulta do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) Empresarial com valor total de R$ 171 milhões, que devem gerar 537 empregos diretos e 1.166 indiretos.

 

Na mesma reunião, foram feitas mais duas renovações no Prodeic, dois novos enquadramentos (uma empresa em Primavera do Leste e a outra em Sorriso), dois desenquadramentos, uma suspensão voluntária, uma empresa reativada e uma aprovada para fruição integral – que é quando a empresa passa a gozar do benefício para comercializar os produtos por elas industrializados.

 

O novo titular da Sedec também pondera que os desafios para trazer empresas para Mato Grosso não passa apenas pelos incentivos fiscais. “Temos muito a avançar na reforma tributária e temos que melhorar a nossa logística. Tem uma série de coisas para melhorar o desenvolvimento, mas estou tranquilo e sinto honrado e trabalhar nesse governo e contribuir com o momento que Mato Grosso está passando”.

 

Turismo

 

O empresário Jaime Okamura assumiu o cargo de secretário adjunto de Turismo. Ele diz que houve avanços no setor nesses últimos três anos, especialmente em relação a infraestrutura para o turismo. Agora os desafios são a capacitação, divulgação e promoção.

 

“Temos que unir mais o setor empresarial, buscar o sistema S e avançar na capacitação de mão de obra.  A promoção e a divulgação do turismo tem que ser feita de uma maneira integrada com empresariado, município, estado e federação nacional, que é o Ministério do Turismo e Embratur”.

Avalie esta matéria: Gostei +1 | Não gostei - 2