Terça-Feira, 11 de Setembro de 2018, 09h:48

Tamanho do texto A - A+

Aprosoja divulga lista de selecionados em programa de pesquisa

Por: REDAÇÃO

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) divulgou nesta segunda-feira (10) o nome dos selecionados no primeiro edital do Programa de Pesquisa , que visa promover e incentivar novos conhecimentos científicos e técnicos do setor.

 

Reprodução

Soja

 Foto ilustrativa

Foram definidos dois nomes. O primeiro é do pesquisador Waldir Pereira Dias, da Embrapa Soja de Londrina. O título de seu projeto é: Caracterização da Reação de Híbridos e de Cultivares de Milho, comumente utilizados em Rotação e ou Sucessão com a Cultura da Soja no Estado do Mato Grosso, aos Nematoides Meloidogyne incognita, M. javanica e Pratylenchus brachyurus . 
 

O segundo nome selecionado é o do pesquisador Ricardo Amorim, da Universidade Federal de Mato Groso, campus Cuiabá. O título do projeto é: Diagnóstico da Qualidade (Química, Físico Hídrica e Microbiológica) de Solos Mato-Grossense e sua Relação com a Produtividade nas Lavouras de Soja e Milho .
 

O programa 

 

O objetivo do programa da Aprosoja, criado neste ano, é agregar alunos, professores e pesquisadores de mestrado ou doutorado, bem como instituições públicas e privadas de pesquisa que foquem em temas de relevância para a associação. 
 

O edital foi válido para todo o Brasil. Ocorreram duas etapas. Na primeira, foram 8 pré-selecionados. Depois, passaram para apresentarem à banca avaliadora da Aprosoja, destes 8, foram dois projetos selecionados. 
 

Antes, nós recebíamos propostas de incentivo ou auxílio à pesquisa durante o ano todo e, na reunião da Comissão de Sustentabilidade mais próxima, era apresentado esse pedido e os membros do grupo decidiam se apoiaríamos ou não. Com este edital, calendarizamos estes pedidos. Além disso, existem pedidos nos quais os pesquisadores não querem recursos financeiros, mas sim auxílio da Aprosoja para levantamentos de dados , explica a gestora de Sustentabilidade, Marlene Lima.

 

Avalie esta matéria: Gostei | Não gostei

Leia mais sobre este assunto